Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2018

GOVERNO FEDERAL E PREFEITURA COMEÇAM ITINERÂNCIA PARA ATUALIZAR CADASTRO ÚNICO

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura do Aracati, realiza um trabalho de visitas em localidades do município para conhecer e identificar famílias de baixa renda, permitindo que se conheça melhor a realidade socioeconômica da população. O trabalho vem sendo feito de forma contínua na sede da Secretaria e nas unidades descentralizadas, mas durante todo o mês de maio, equipes de profissionais que foram capacitados por instrutores do Governo Federal, estão realizando um trabalho de itinerância, visitando famílias em localidades mais afastadas e coletando informações sociais para compor dados do Cadastro Único (CadÚnico).


Inscrição no CadÚnico é condição para participar o Bolsa Família
A execução do CadÚnico é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal, que por lei mantém lista disponível para consulta pública online de programas como o do Bolsa Família, atualizada mensalmente. “O cadastro Único é porta de acesso para que as famílias tenham direito a participar dos programas e ações do governo federal, estadual e municipal”, destaca Roberta Cardoso, Secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social.
As informações registradas pelas equipes de entrevistadores incluem características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Após a conclusão do cadastro, estas informações serão disponibilizadas ao governo federal, além servir para o auxílio na identificação de potenciais beneficiários de programas municipais, de serviços e ações voltadas ao público em situação de vulnerabilidade e de baixa renda.
Quem pode se inscrever no CadÚnico?
  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
Documentos necessários para a inscrição
Para realizar o cadastro é preciso apresentar às equipes de entrevistadores os seguintes documentos originais: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Casamento e Comprovante de residência.  A inclusão prévia no CadÚnico é condição para participar dos programas federais como o Bolsa Família, Benefício da Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda, Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, Programas Cisternas, entre outros. Confira a lista completa na página do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS): http://bit.do/mds_prog

Copilado da ASCOM ARACATI


Nenhum comentário:

Postar um comentário