Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

PREFEITURA DO ARACATI E UNIVIDA SE UNEM PARA ZERAR DEMANDA POR CIRURGIAS DE CATARATA

A Prefeitura do Aracati realiza, nos dias 26, 27 e 28 de dezembro um mutirão de cirurgias de cataratas. A cidade possui uma demanda de 315 pacientes na fila por uma cirurgia desde 2015. A Secretaria Municipal da Saúde quer operar, ainda este mês, 180 pacientes. A ação faz parte da parceria selada pelo prefeito Bismarck Maia, e a Cooperativa de Trabalho e Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Saúde (UNIVIDA) ainda no mês de setembro, que num primeiro momento procurou-se zerar a demanda de ultrassonografias existentes na municipalidade, com ações que ocorreram no mês de outubro. Agora os esforços se concentram nessa importante cirurgia ocular.


O cristalino
A catarata é a maior causa de cegueira tratável do mundo. O termo é dado para qualquer tipo de perda de transparência do cristalino, lente situada atrás da íris (Figura), seja ela congênita ou adquirida, independente de causar ou não prejuízos à visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.
Os exames pré-operatórios das pessoas que já se encontram na fila de espera, começaram nessa quarta-feira (20), no Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias (HMED), e terá continuidade amanhã. Os pacientes já sairão da unidade de saúde com sua cirurgia devidamente agendada. A vice-prefeita e oftalmologista Denise Menezes, explica que “a cirurgia é feita por facoemulsificação, uma tecnologia que ‘quebra’ e ‘aspira’ a catarata dentro do olho, fazendo com que a incisão cirúrgica seja mínima, e a lente intra-ocular dobrável. Essa parceira que o prefeito Bismarck viabilizou junto à Univida trará para cá especialistas tarimbados e equipamentos de última geração”.
Ao falar da sua preocupação com o assunto, o prefeito Bismarck Maia lembra que “quando o idoso passa a enxergar menos, ele movimenta-se menos, ler menos, assiste menos TV, então, aos poucos, ele vai se isolando do mundo e diminuindo sua qualidade de vida. Tenho amigos e pessoas próximas da família que já passaram pela cirurgia de catarata, que hoje é muito tranquila, e posso atestar que sua qualidade de vida retorna com força total. É isso que queremos ao criarmos os meios para zerar a demanda de cirurgias de catarata existente no nosso Aracati”. Há ainda de se destacar que existem estudos que apontam que um dos grandes fatores que contribuíram para o aumento da sobrevida do idoso é a evolução da cirurgia de catarata.
Adriana de Paula Lima, presidente da Univida fala sobre a importância desta parceria. Para ela, “a Univida conhece bem as demandas dos municípios onde atua e sabe da necessidade de se construir alternativas para otimizar o atendimento a população. Em Aracati, esses projetos ganharam corpo por conta do amplo apoio da gestão, com isso, centenas de pacientes estão tendo acesso a exames, pelos quais esperavam há muito tempo e, agora, poderão fazer a cirurgia de catarata. A ideia é que essa parceria possa levar ainda mais benefícios para aqueles que realmente precisam.”     (Matéria de Melck Aquino)

COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário