Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Encantos da Rota das Falésias

A lua e estrela esculpidas na falésia alaranjada viraram um símbolo cearense desde que Canoa Quebrada, em Aracati, foi descoberta por viajantes do Brasil e do exterior, nos idos 1970. E embora tenha crescido a ponto de ganhar uma "Broadway", o lugar de energia "mágica" continua inspirando turistas. E, sim, Canoa segue como a principal atração do litoral Leste.

Mas há muito mais a explorar na faixa leste do litoral cearense. Pela CE-040, basta pouco mais de uma hora para sair de Fortaleza e chegar à cidade de Beberibe. Lá pode-se escolher entre as praias de Morro Branco, Praia das Fontes, Do Diogo, Uruaú, Barra da Sucatinga, Ariós, Parajuru e Prainha do Canto Verde. São 54Km de belezas naturais.
Nesse trecho, as falésias se revelam em todo seu esplendor. Para conhecê-las de perto, o ideal é seguir a partir do Centro de Morro Branco até a entrada do Monumento Natural das Falésias, área de conservação ambiental protegida por lei desde 2004.
O caminho passa pelo Labirinto das Falésias. Ali, os guias locais conduzem os visitantes por entre areias coloridas e formações geológicas que mudam constantemente de configuração. As marés e o vento se encarregam de esculpi-las.
Esse passeio termina na praia e, a partir desse ponto, é só seguir por mais 4 Km até chegar à Praia das Fontes, onde as grutas chamam atenção de quem passa. Também é possível se refrescar com o banho de mar ou nas fontes de água doce, que fica represada e brota nas formações arenosas. Um espetáculo.
"O Ceará é muito rico em atrações naturais e o turismo é a nossa grande vocação. Com os novos investimentos que vêm sendo feitos pelo governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, incluindo a instalação do hub e a chegada de novos voos, o setor tem tudo para crescer e gerar mais empregos, já que o turismo atinge praticamente todas as cadeias produtivas", diz Darlan Leite, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE).
Como hoteleiro, que comanda os dois maiores empreendimentos do município, o Coliseum Beach Resort e o Hotel Parque das Fontes, Darlan Leite investe sistematicamente no desenvolvimento do turismo na região. O executivo implantou o sistema All Inclusive no Coliseum e seus funcionários (todos nativos do município) recebem treinamento e qualificação de forma permanente.
Tesouros de Aracati
Cidade de tesouros arquitetônicos, a sede de Aracati exibe casarões centenários, adornados por azulejos que remetem à herança portuguesa. A 12 km do Centro, fica a praia de Majorlândia, cercada por coqueirais e falésias.
Em Canoa Quebrada, a diversão não para. Durante o dia, há praia, passeios nas dunas, esportes náuticos e voos de parapente. À noite, a balada ganha sons, cores e sabores na principal avenida, a "Broadway". Nas férias, vale ficar atento à programação cultural. A vila sedia muitos eventos culturais e musicais, como festivais de jazz e de cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário