Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Atlas eólico e solar será concluído em 20 meses

O novo Atlas Eólico e Solar do Ceará finalmente deverá sair do papel. Será assinado hoje (8), em cerimônia na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) o convênio para a elaboração do documento, que servirá como um mapa para investidores dessas duas fontes de energia no Ceará. De acordo com a presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Nicolle Barbosa, as informações do atlas serão disponibilizadas aos poucos e as primeiras devem ser apresentadas em cerca de seis meses. O atlas estará totalmente concluído no prazo de 20 meses a partir de hoje.

O convênio para a produção do estudo será firmado entre a Adece, a Fiec, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A cerimônia realizada hoje na sede da Fiec contará com a presença do governador Camilo Santana e diversos representantes do setor produtivo cearense.
De acordo com a presidente da Adece, o valor do atlas está estimado em R$ 1,6 milhão, dos quais R$ 800 mil serão provenientes da agência.
"Iremos repassar esse dinheiro para a Fiec e eles irão contratar uma empresa que irá elaborar o atlas. Isso terá um componente muito técnico. Eles irão escolher uma empresa que tenha renome internacional", detalha Nicolle Barbosa.
"A expectativa é que isso possa nos dar mais subsídios para atração de investimentos nesses setores. O Ceará tem os melhores ventos, e o atlas vem para comprovar tudo isso. Teremos um mapeamento de toda a área do Ceará não só em relação à velocidade dos ventos, mas sobre vários componentes técnicos", complementa. "Esse é um estudo que irá mostrar quais áreas do Estado podem ou não ser utilizadas para a instalação de parques eólicos e solares", resume o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seifra), Renato Rolim.
O Estado já possui um atlas, mas ele contempla apenas o setor eólico e está desatualizado. O documento já existente, feito no ano 2000, é voltado para a instalação de torres eólicas com altura aproximada entre 50 metros e 60 metros. O novo documento será direcionado a torres de 120 metros, que são as mais comuns hoje.
A presidente da Adece acrescenta que esse "será um atlas como os outros, mas ele será diferente, pois terá um caráter interativo. Quem estiver realizando uma pesquisa vai poder ver informações, como a velocidade dos ventos, online".
Desde 2015
O governo do Estado destacou a intenção de elaborar um novo atlas para o setor eólico pela primeira vez em abril de 2015. Naquela época, o Diário do Nordeste noticiou que o Executivo cearense pretendia concluir o projeto em até quatro meses, o que acabou não se concretizando.
Mais informações:
Assinatura do convênio para a elaboração do Atlas Eólico e Solar do Ceará. Hoje, às 12h, no hall da Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota)

Nenhum comentário:

Postar um comentário