Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

É HORA DE SE PREVENIR CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

O Câncer de Próstata ocorre quando se forma um tumor na glândula localizada atrás da bexiga, ela envolve a ureta, ou seja, o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quando diagnosticada precocemente, essa enfermidade tem até 90% de chance de cura. No Brasil, a sociedade ainda tem muito receito quanto à prática de exames preventivos. O Ministério da Saúde recomenda que homens a partir dos 50 anos procurem uma unidade de saúde realizar exames de rotina. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários, e deve iniciar a verificação de rotina mais cedo, já a partir dos 40 anos de idade.



Como exemplo do que acorreu no Outubro Rosa, no Novembro Azul, a população de Aracati e região têm uma oferta maior de exames e uma atenção especial para conscientizar toda a população sobre o combate a esse mal. Homens na faixa etária indicada devem procurar o posto de saúde mais próximo para esclarecimentos e os devidos encaminhamentos para o exame.
Os exames geralmente são: Toque retal e Antígeno Prostático Específico (PSA, por sua sigla em inglês) um exame de sangue, mas eles não definem se o paciente tem ou não a doença. Eles diagnosticam a possibilidade de um câncer de próstata e define se são necessários outros exames como a ultrassonografia transretal. Os sintomas mais comuns para quem já está com um tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros.


Jamille Nogueira, farmacêutica responsável pela análise de PSA da Policlínica de Aracati, explica que a campanha tem o objetivo de aumentar os testes de PSA. A meta da Policlínica é de 300 exames esse mês, ou seja, um aumento de 1000 %. Isso tudo graças a maior oferta de atendimentos e a divulgação junto à população e meios de comunicação. A Prefeitura do Aracati mantém diversas ações de difusão do Novembro Azul, principalmente junto aos mais carentes, que geralmente tendem a ter mais receio quanto à importância do combate a essa enfermidade.
Os municípios pertencentes ao consórcio da Policlínica têm a função de encaminhar seus pacientes e o número de ofertas é proporcional à população de cada cidade. Mas, excepcionalmente, a marcação também pode ser feita diretamente na Policlínica devido à pequena procura por esse tipo de exame. O PSA é apenas uma coleta de sangue, que indicará se é preciso o encaminhamento do paciente ao médico urologista.

Copilado do Site da Prefeitura de Aracati 
Por Melck Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário