Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

NESTE FINAL DE SEMANA TEM FESTIVAL DE GASTRONOMIA E CULTURA EM ARACATI

A Prefeitura do Aracati e o Sebrae-CE promovem neste final de semana, dias 27 e 28 de outubro, o 1º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, cidade a 150km da capital cearense. O evento, espera ter um público visitante de 1.500 pessoas/dia, e contará com 12 stands capitaneados por empresas atuantes no ramo de alimentação no município do Aracati, além de espaço para Food Trucks. Tudo isso montado no coração do centro tombado pelo patrimônio histórico e cultural, a Rua Grande. 

O evento integra a programação festiva dos 175 anos de emancipação política da cidade do Aracati, oficialmente comemorado no dia 25 de outubro, mas que nesse ano teve atrações desde o último dia 21, e que só se encerram no próximo domingo (29).

Toda a potencialidade gastronômica da região do litoral leste cearense está sendo valorizada neste festival, em especial os pescados e frutos do mar, com três stands exclusivos. A eles se somarão dois standes de comida de boteco, dois de pizzas e massas, um de carnes/churrasco, um de bolos e doces, um de comida saudável e duas lanchonetes tradicionais da cidade, que oferecerão produtos preparados previamente e modelados em pequenas porções, de fácil manuseio, especificamente para atendimento do público visitante do Festival.
Fortalecer a Gastronomia Regional
“A preocupação do Sebrae é contribuir para o fortalecimento da gastronomia regional, através da valorização da experiência gastronômica, como uma ferramenta de fidelização do cliente e diferencial competitivo para o pequeno negócio”, explica a analista do Sebrae-CE, Lucieuda Bezerra da Silva. O Sebrae tem se notabilizado em todo o Brasil pelas parcerias em eventos gastronomicos dos mais diferentes modelos e focos temáticos, e acredita que Aracati tem tudo para se consolidar como uma referência no setor.

Valorizar o artesanato



Para a secretária de Turismo e Cultura do município, Denise Pontes, a parceria com o Sebrae é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Aracati. “O festival gastronomico vem com a proposta de uma revitalização da Rua Grande, de ocupaçao de espaços publicos. Aliados ao Sebrae temos a garantia de que o que será exposto e vendido no festival vem com qualidade”. Ela ressalta ainda a importância na capacitação, já que uma das condições impostas pelo Sebrae ao expositores foi a participação em um treinamento sobre manipulação adequada de alimentos e outro sobre empreendedorismo.

Luisa Feitosa faz questão de frisar a importância do envolvimento dos artesão do município, ressaltando ainda que um trabalho que já vem sendo feito com as labirinteiras e com mulheres que trabalham com palha vem surtindo muito efeito. “As labirinteiras e as artesão que foram por nós capacitadas para o trabalho com palha, foram selecionados nesse ano para a Casa Cor em Fortaleza, inclusive com publicação na revista especializada que é produzida para o evento. E ter um evento como esse Festival de Gastronomia e Cultura ajuda a dar visibilidade ao trabalho importante e belo que elas desenvolvem”, destacou a secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social.Com a parceria da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, que tem como titular Luisa da Costa Feitosa, o Sebrae e a Prefeitura abriram nesse Festival espaço para os artesãos do município, que vão expor suas peças. A seleção dos participantes foi feita pelas associações cadastradas e que já operam com a Prefeitura do Aracati e o Sebrae em projetos de capacitação e de estimulo da economia criativa.
Muita Cultura
 Durante os dois dias de evento haverá ainda um palco montado, onde diversos artistas da região foram convidados, inclusive com a realização simultânea do Festival de Cantadores e Repentistas do Aracati.

No sábado tem continuidade o evento com os cantadores e repentistas e a atração itinerante fica por conta do Circo Escola Canoa Criança, de Canoa Quebrada. Ao palco ​sobem o Grupo de Teatro Vivarte, que apresenta “No Caritó eu não fico”, novamente os DJs Kadu Justa e Jéssica Angel, o cantor Thiago Quiça e ainda uma apresentação de Pit-Stop Hip-Hop.Na sexta-feira, se apresentam no Palco Viva, o Coral Viva Voz, o Grupo Zé Mendes com a dança do coco de Majorlândia, o​s​ D​Js​ Kadu Justa e Jéssica Angel, e Banda N- Variáveis. Nesse mesmo dia se realiza a primeira etapa do Festival de Cantadores e Repentistas e ainda haverá uma atração itinerante por toda Rua Grande com o cortejo de bonecos Gigantes de Hélio Santos.
—–
SERVIÇO
o   1º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati
o   Período: 27 e 28 de outubro
o   Horário: Das 18h30min às 23h30min
o   Local: Rua Coronel Alexanzito (popularmente conhecida como Rua Grande), em Aracati.

COPILADO DO SITE DA PREFEITURA DO ARACATI POR MELCK AQUINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário