Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

ARACATI FECHA PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE COM UFC E UNIFOR

A Prefeitura Municipal do Aracati, através da Secretaria de Saúde, fechou convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) para a concessão de estágios aos alunos da área de saúde, em serviços prestados pelo município à população. Alunos dos  cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia atendem nos Postos de Saúde dos bairros: Farias Brito, Nossa Senhora de Fátima, Canoa Quebrada e Pedregal.

O objetivo dessa parceria é propiciar uma formação mais adequada dos profissionais (futuros médicos, enfermeiros e odontólogos) e  atender às necessidades do município. “No caso de Aracati, nós estamos levando mensalmente em média seis alunos: dois de medicina, dois de enfermagem e dois de odontologia. Essa parceria é importante para melhorar a qualidade da assistência do município, como também formar profissionais que respondam às necessidades mais específicas da cidade”, explica José Roberto Pereira de Sousa, coordenador-geral do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC), programa da UFC que propicia aos estudantes da área da saúde um estágio obrigatório em Sistemas de Saúde de municípios do Estado do Ceará.
Esses alunos ficam nos diversos serviços de saúde do Aracati e lá desenvolvem suas atividades, o que leva a uma maior qualidade da assistência do próprio município, motivando os profissionais que já trabalham na cidade, propiciando a troca de experiência e de conhecimentos que a universidade tem desenvolvido. Para Luíza Amorim, estudante de medicina da UFC, esse estágio é muito importante para desenvolver  na prática o que se aprende em sala de aula: “Aqui nós aprendemos a lidar com o paciente do Posto de Saúde, que é aquele mais simples. Nós também aprendemos que os pequenos agravos de saúde são os mais importantes e é onde nós realmente temos que agir para evitar o adoecimento”.

Dr. Moacir Tavares Filho
Além de benefício para os alunos das duas universidades, o convênio traz como contrapartida uma série de vantagens para a saúde pública do Aracati: “O local onde se produz serviços, como é a Secretaria de Saúde, deve ser também um local de produção de conhecimento. Então, quanto mais nos aproximarmos dos centros de pesquisa e dos centros de estudos, melhor para o Aracati”, afirma Moacir Tavares Filho, secretário de Saúde do município.
O cidadão também ganha com essa parceria, segundo Liana Maria da Silva dos Santos, paciente da Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora de Fátima: “É importante que essa formação de mão de obra qualificada fique retida na cidade, pois melhorando a qualificação dos profissionais, automaticamente também vai melhorar o atendimento por parte deles”.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal do Aracati
imprensa@aracati.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário