Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Feira marca retorno ao mercado internacional

Uma das grandes vocações produtivas do Estado, o artesanato vem sendo estimulado pelo Governo do Ceará, gerando emprego, renda e movimentando a economia local. Somente em 2016, o Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado viabilizou a comercialização de mais de 60 mil peças artesanais, gerando R$ 1,6 milhão em vendas.

Para mostrar o potencial do artesanato cearense, o Estado participará da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA 2017), na Região Metropolitana do Porto (Portugal). O Estado representará o Brasil como País convidado da 40ª edição do evento, realizada no período de 22 de julho a 6 de agosto.
A Central de Artesanato do Ceará (Ceart) assina a curadoria da exposição. Foram selecionados, por Angélica Freitas, produtos que têm prioritariamente identidade cultural, expressando valores estéticos tradicionais, com qualidade e alto padrão de técnica. No estande "Artesanato do Ceará - Mãos que fazem história", estarão as peças mais expressivas desenvolvidas no Estado, com peças em couro, rendas de bilro, filé de labirinto, argila, fibras vegetais, madeira e tecidos, dentre outros materiais. Além da exposição, a Ceart levará duas artesãs cearenses, Ana Maria Silva (renda) e Maviniê Mota (areia colorida), que demonstrarão, ao vivo, todo o talento por meio de suas mãos.
O convite da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Associação para Defesa do Artesanato e Patrimônio de Vila do Conde, promotores da FNA, surgiu após conhecerem o livro "Mãos que fazem história - a obra e a arte de artesãs cearenses" (Editora Verdes Mares, 2012), de Cristina Pioner e Germana Cabral. As jornalistas, ao lado da fotógrafa Marília Camelo, integram a equipe organizadora do estande e lançarão a obra durante o evento.
Os organizadores da Feira, ao convidar o Governo do Ceará para participar da FNA, também reconhecem o Estado como referência, no Brasil, no que diz respeito à política desenvolvida em prol do artesanato. O Governo do Estado do Ceará e o Programa de Desenvolvimento de Artesanato do Estado indicam que participar da FNA 2017 representa um retorno desse importante produto para a economia e cultura do Estado ao mercado internacional.
Programação
Além da inauguração do estande de 72m², estão confirmadas, no primeiro fim de semana do evento, duas atrações: jantar com o chef de cozinha cearense Vicente Neto, do restaurante Cantinho do Avillez (Lisboa), nos dias 22 e 23, e show da Banda Luso Baião, no dia 22, às 21h30, cujo repertório valoriza a música nordestina. Diariamente, no estande, os visitantes poderão experimentar diversos sabores de tapioca.
Intercâmbio cultural
Duas cearenses foram convidadas pela Ceart para representar os artesãos da terra durante os 16 dias de mostra na FNA 2017, em Vila do Conde, Portugal. A rendeira Ana Maria Silva, 45 anos, de Trairi, e a artista das areias coloridas, Maviniê Mota, 59 anos. Elas estarão no estande "Artesanato do Ceará - Mãos que fazem história" apresentando ao vivo seus trabalhos. Também haverão momentos de intercâmbio cultural com os artesãos portugueses, isso com o objetivo de agregar ainda mais informação e ainda mais novidade ao artesanato cearense.
Ana Maria, que sai do Brasil pela primeira vez, considera a oportunidade muito importante para a vida profissional dela e das rendeiras da Associação de Artesãs e Agricultores de Canaan, da qual é presidente.
Isso porque este município português é reconhecido pelas suas belas rendas de bilros. Ela está levando peças produzidas pelas rendeiras do Litoral Oeste do Ceará, dentre elas vestuário, cama, mesa e aplicações e também a almofada.
Já Maviniê Mota representou o Ceará em diversas feiras e encontros nacionais e internacionais. Há 33 anos, ganha a vida colorindo garrafinhas, quadros, chaveiros e tudo o que comporte sua arte. Ela é coordenadora da Associação Grão de Cor, que reúne 11 profissionais especialistas na confecção das tradicionais garrafinhas de areia colorida. Acostumada a grandes eventos, a artesã já preparou peças exclusivas para expor em Portugal. Criou quadros, garrafas e diversos produtos com paisagens icônicas de Vila do Conde, bandeiras e símbolos portugueses.
Ana Maria e Maviniê receberam o convite da Ceart por serem lideranças em seus segmentos e por trabalharem para manter viva a arte tradicional por várias gerações. As duas artesãs foram entrevistadas, respectivamente, para a série de reportagem "Fios de tradição, rendas de bilros Ceará e Portugal", para o livro "Mãos que fazem história".

Nenhum comentário:

Postar um comentário