Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Cearense Dragão do Mar entra para o Livro dos Heróis da Pátria

O nome do líder abolicionista Francisco José do Nascimento (1839-1914), conhecido por Dragão do Mar, entrou para o Livro dos Heróis da Pátria, que está depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. A homenagem havia sido aprovada em maio deste ano e foi sancionada por meio de decreto no Diário Oficial da União desta quarta-feira (19).
Dragão do Mar é considerado o maior herói a favor da libertação dos escravos no Ceará. Nascido em Canoa Quebrada, José do Nascimento foi pescador e marinheiro, e liderou os jangadeiros de Fortaleza para que estes não transportassem os cativos até os navios que faziam o tráfico negreiro para as províncias do Sul. 


O levante acarretou no trancamento do porto cearense por duas vezes em 1881. A recusa do transporte dos escravos levou à decretação da abolição da escravatura na então província do Ceará em 1884, quatro anos antes do restante do Brasil.
A homenagem a Francisco José do Nascimento está prevista no Projeto de Lei 4626/16, do Senado Federal, e recebeu parecer pela aprovação do relator na CCJ, deputado Danilo Forte (PSB-CE).
Livro 
O Livro dos Heróis da Pátria homenageia pessoas que serviram ao País. Tiradentes foi o primeiro nome inscrito no documento. Zumbi dos Palmares e Dom Pedro I também participam da lista de homenageados.
Entre as poucas mulheres que integram o documento, está Anita Garibaldi (1821-1849), companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi. Mais recentemente, foi incluído o nome da estilista Zuzu Angel (1921-1976), por sua atuação contra o regime militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário