Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Cartão Viva vai reduzir filas e dar maior segurança no atendimento aos pacientes

A Prefeitura Municipal do Aracati está em fase de implantação do Cartão Saúde Viva, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, numa iniciativa pioneira no estado do Ceará. O sistema vai permitir o agendamento de consultas básicas pelo telefone, a marcação de exames e consulta com especialistas e exames pela central de regulação. Tudo isso, sem filas. O cartão todo informatizado, vai ainda centralizar todas as informações médicas e laboratoriais dos pacientes que forem atendidos em alguma unidade de saúde, permitindo aos médicos e corpo de enfermagem obter dados precisos do histórico médico de cada pessoa, o que vai significar maior agilidade e segurança nos tratamentos de longo prazo, ou nos atendimentos de urgência.


Grande entusiasta do Programa Saúde Viva, e acreditando que dentro de 90 dias ele já estará com um número de cadastrados significativo e com as condições técnicas adequadas para seu pleno funcionamento, o secretário municipal da Saúde do Aracati, Moacir Tavares Filho, destaca que “a iniciativa ousada e visionária do prefeito Bismarck Maia é uma ação que vai agilizar o atendimento em Unidades Básicas de Saúde, onde a marcação é necessária, e evitar filas, mas sobretudo vai dar uma segurança para o atendimento médico-laboratorial e odontológico como jamais foi vista no Aracati ou qualquer outra cidade cearense”.

Para se utilizar do sistema, o usuário precisa ter o Cartão Viva. O cadastramento começou no último dia 27 de junho, e vem crescendo de forma paulatina nas unidades básicas de saúde do Pedregal, do Bairro de Fátima, na sede da Secretaria Municipal de Saúde e no Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias. Um grande ato de lançamento está sendo preparado para o início do mês de agosto, com anúncio de diversos outros pontos de cadastramento e o envolvimento de entidades da sociedade civil organizada no processo de mobilização da comunidade aracatiense.

Na avaliação do prefeito Bismarck Maia “uma administração que se quer moderna precisa utilizar de meios tecnológicos para facilitar a vida das pessoas, ao mesmo tempo que oferece a cada cidadão um aumento na oferta de consultas médicas, atendimento odontológico, medicamentos da farmácia popular e acompanhamento dos pacientes com doenças crônicas. E o melhor é que isto vai ajudar a humanizar o atendimento, tornando-o mais eficiente e sem o stress característico que as filas, e direcionamento para unidades de saúde nem sempre adequadas para um certo tipo de atendimento, acaba por ocasionar”.  

 O investimento inicial que a administração pública está fazendo para a implantação do Programa do Cartão Viva vai representar uma economia significativa a médio e longo prazo, com maior controle do estoque regulador de medicamentos, otimização das consultas médicas e exames laboratoriais, diminuição significativa de utilização de espaços físicos para manutenção de fichários e prontuários médicos, que passarão a ser informatizados e com livre acesso pelos profissionais de saúde habilitados, independentemente da unidade de saúde que ele esteja atendendo.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal do Aracati





Melck Aquino
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal do Aracati
(0 

85​
  
98720-2243
melck.aquino@aracati.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário