Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Icapuí sedia XI edição do Festival da Lagosta

O município de Icapuí irá sediar de hoje (15) até o próximo domingo, o XI Festival da Lagosta. O evento, que será realizado na Praia das Barreiras, é marcado pela responsabilidade social e cultural em torno da vida pesqueira da região, com ênfase nos saberes e fazeres gastronômicos do povo praiano. A programação também integra o calendário de atividades da Rota das Falésias, roteiro turístico que reúne oito municípios do litoral leste cearense e cinco do Polo Costa Branca, do Rio Grande do Norte.

Em sua 11a edição, o Festival da Lagosta deste ano vai homenagear o cantor e compositor cearense recém-falecido Belchior, resgatando o melhor da sua contribuição à música popular brasileira. Além da homenagem, a platéia poderá assistir a espetáculos gratuitos, com atrações musicais apresentadas por cantores e bandas do Ceará, além de show de encerramento com um artista de renome nacional.
À beira-mar, na praia de Barreiras, será montado o Salão de Gastronomia, com diversos estandes apresentando iguarias a base de lagosta para o prazer e degustação dos visitantes. Como parte da programação do evento, no sábado será realizado o Pôr de Sol Cultural, com apresentação de grupos que exibirão as diversas manifestações da cultura de Icapuí.
Finalizando o Festival, no domingo, dia 18, na Praia da Redonda, será realizada a regata de botes, competição já tradicional dos festejos, contemplando assim a comunidade de pescadores locais de lagosta.
O festival é uma realização do Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí – GDTur, em parceria com a prefeitura local, tendo como apoiadores o Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, Sebrae/CE, Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Icapuí e Instituto Agropolos do Ceará.
Para a articuladora do Sebrae na região de Aracati, Ana Carla Luna, ao longo destes onze anos, o evento já se consolidou como um importante atrativo turístico para o município e também para a Rota das Falésias, além de ter um forte impacto sobre os pequenos negócios locais. “Eventos como este ajudam a dinamizar a economia local, pois atraem visitantes do Ceará e de outros estados, como o Rio Grande do Norte. Além disso, ajudam a movimentar os pequenos negócios de toda a região, em especial os ligados ao comércio, hospedagem, alimentação, transporte, entre outros”, afirmou a gestora.
Segundo ela, desde a primeira edição do festival o Sebrae vem, em parceria com o GDTur e Prefeitura Municipal, desenvolvendo um conjunto de ações voltadas para os pequenos negócios da cadeia de valor do turismo no município. “Este ano, estamos desenvolvendo ações nas áreas de gestão, atendimento, boas práticas de hospedagem, formação de preços, finanças, planejamento estratégico, marketing e vendas, além de consultorias tecnológicas nas áreas de higiene e manipulação de alimentos”, afirmou.
Estas ações, de acordo com Ana Carla Luna, visam contribuir para a melhoria dos serviços ofertados pelas empresas do segmento de turismo, ampliando a capacidade de atração de turistas e a geração de emprego e renda no município. ”Queremos que os turistas que visitem Icapuí, e a Rota das Falésias como um todo, se encantem com os atrativos e com os serviços oferecidos, voltando em outras ocasiões e também ajudando na divulgação deste destino. Isso é bom para o município e é bom para os empreendedores do território”, afirmou a gestora.
Rota das Falésias
A Rota das Falésias é um dos roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização, do Ministério do Turismo (MTur). Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional. 
Inicialmente contando com oito municípios cearenses, desde dezembro do ano passado o roteiro teve a adição de cinco municípios norte-rio-grandenses, passando a ser formado pelos municípios de Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, pelo Ceará, e Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue e Mossoró, do lado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário