Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Incluir um animal na família pode trazer vantagens para as crianças

Incluir um animal de estimação em casa significa uma responsabilidade e mudança na rotina, ainda mais se a família tiver crianças pequenas. As dúvidas constantes incluem “Será que o meu filho está pronto para ter um animal de estimação?" e “Existem riscos para a saúde da criança ?”.
A pediatra de São Paulo, Maria Júlia Carvalho, explica que alergias a animais de estimação ocorrem em uma porcentagem pequena da população, apenas 10%, sendo as mais comuns a rinite, asma e erupções cutâneas.


Além disso, o organismo de crianças que  têm contato com animais desde pequenas, passará a tolerar mais as reações alérgicas.
Um estudo feito na Universidade de Munique, envolvendo milhares de crianças que foram monitoradas desde o nascimento até os 6 anos com coletas seriadas de sangue, mostrou que aquelas que conviviam com cachorro dentro de casa apresentavam menor risco de desenvolver sensibilidade a pelos, pólen, poeira e outros agentes alergênicos inaláveis do que crianças sem cães. 
Uma outra pesquisa do departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo, mostrou que a companhia de um bicho reduz as chances de desenvolver resfriados e outras doenças nos pequenos pois há um fortalecimento do sistema imunológico secundário ao aumento dos níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana.
Além da melhora do sistema imunológico, um benefício inquestionável é o companheirismo e os diversos estímulos que o animal provoca na criança – o bebê exercita a coordenação motora fina ao ter de controlar sua força para fazer um carinho, por exemplo.
O contato com animais ainda ativa áreas do cérebro relacionadas com as emoções. Não é por outro motivo que terapeutas lançaram mão da terapia com animais para tratar crianças hospitalizadas ou com deficiências mentais. "É um excelente treino para a afetividade", diz Maria Julia.
A melhor idade para ter animais de estimação não é concreta, porém, é recomendado que os pais esperem até a criança desenvolver uma boa maturidade motora e grau de entendimento para compreender a importância de cuidar e amar o bichinho que fará parte da família. Geralmente, crianças a partir de 4 anos conseguem ter um bom entendimento a respeito dos animais de estimação e respeitar as regras.
E para quem já tem um animal de estimação e acabou de aumentar a família ou tem um bebê que ainda está por vir, é preciso tomar alguns cuidados. A médica ressalta que o animal pode e deve ser apresentado ao novo membro da família, mas esse contato deve ser sempre supervisionado por um adulto. É importante também sempre atualizar as vacinas do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário