Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Não houve registro de chuvas

Iguatu. Não houve registro de chuva no Estado do Ceará entre quarta-feira e quinta-feira, segundo as informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Essa é a segunda vez que isso ocorre neste mês, que é o primeiro da atual quadra chuvosa. Entretanto, para os próximos dias, há previsão de volta das chuvas por causa da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Até ontem foram observados em média, neste mês, 84 milímetros. Esse índice é 29% abaixo da média histórica para o período, que é de 119 milímetros. "A média deve ser alcançada", disse o meteorologista da Funceme, David Ferran. "Essa é a nossa expectativa".

A Funceme prevê para hoje tempo com nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do Estado. Amanhã, sábado, pode ocorrer chuva em todas as regiões cearenses, no decorrer do dia. No Oceano Atlântico, nota-se que a ZCIT está próxima da costa norte do Nordeste brasileiro. Esse é o principal sistema causador de chuvas no Ceará.
No último dia 5 também não houve ocorrência de chuva em nenhum município do Estado e, no dia anterior, 4, em apenas dois municípios: Granja (17mm) e Fortaleza (2mm). Na próxima segunda-feira, a Funceme deve divulgar o segundo prognóstico de chuva para o trimestre: março, abril e maio.
As condições atuais não são favoráveis à ocorrência de chuva acima da média, porquanto o fenômeno La Niña já se dissipou no Oceano Pacífico Equatorial e a temperatura das águas superficiais do Oceano Atlântico não está favorável para atrair a ZCIT. A preocupação é com a impossibilidade de recarga dos reservatórios médios e grandes, estratégicos para o abastecimento humano dos principais centros urbanos. "Só haverá recarga importante se chover mais de 200mm por dois meses seguidos", explicou David Ferran. (H.B.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário