Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O mundo sente a dor de Condá

O sentimento de incompletude e perplexidade tomou conta do mundo, como também de parentes e amigos de 71 pessoas, quando, às 1h15 do dia 29 de novembro de 2016, o avião com atletas e comissão técnica da Chapecoense, jornalistas e dirigentes se chocou contra um morro nas proximidades de Medelín, na Colômbia.
O time catarinense conquistou um lugar no coração do país do futebol. Não pelo acidente, não pelo apelo emocional da circunstância.

A simpática Chape seguia os trilhos de glória e superação já vistos antes no futebol. Um conto de fadas do esporte, um sonho que qualquer torcedor de um clube emergente não gostaria de acordar.
O 'Leicester' brasileiro, como taxou a imprensa internacional, tinha tudo para chegar ainda mais longe, como exemplo de organização e competência dentro das quatro linhas.
União, força e trabalho. Os mantras que servem como fundo para o esporte e para a vida, faziam parte da história recente da equipe de Chapecó. A ascensão, certa dentro dos gramados, rapidamente se interrompeu. Não por uma eliminação inesperada, um gol perdido, uma expulsão. As lamentações pueris das crônicas esportivas foram substituídas por luto, pesar, informações sobre pessoas que lutavam para sobreviver.
Em fração de segundos, mais de 71 vidas se encerraram. Mais de 71 histórias humanas, que planejavam seguir além, tiveram suas linhas finais.
O futebol, cercado de rivalidade, incompreensão e divisão seu viu rapidamente transformado pela solidariedade. Flamengo e Vasco, Corinthians e Palmeiras, Ceará e Fortaleza, de repente, se viram co-irmãos por uma causa comum: humanidade.
O adversário na final da Taça Sul-Americana, o Atlético Nacional, da Colômbia, foi o maior exemplo do quanto o esporte pode ser solidário. Abdicou do título da competição continental como forma de homenagear as vítimas e honrar a torcida.
A partida dos profissionais da Chapecoense e de 21 profissionais jornalistas foi a maior tragédia do esporte e da imprensa brasileira. Haverá um antes e depois deste dia.
Que o exemplo virtuoso da Chapecoense permaneça e permeie o futebol e a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário