Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

38,1% das empresas do Ceará pretendem contratar em 2017

Com mais da metade do empresariado cearense acreditando que a situação econômica do País e do Estado deverá ser um pouco melhor no próximo ano, uma parcela de 38,1% das empresas que atuam no Ceará já admite pretender contratar novos funcionários ao longo de 2017. Dessas, 51,8% devem abrir até 5 vagas e 34,9% estudam criar entre 6 e 49 novos postos de trabalho.

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) a respeito da percepção das empresas sediadas no Estado com relação aos rumos da economia nacional e estadual para o ano que vem. O levantamento contou com a participação de 435 empresas de portes e setores diferentes, sendo, na maioria, que disponibilizam suas vagas pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine/IDT).
O estudo revela que seis em cada dez das empresas consultadas acreditam em algum grau de recuperação da economia em 2017, sendo a maior parte confiante de que a situação será um pouco melhor (54,7%) e 8%, de que será muito superior. Em menores proporções estão aqueles que disseram que não sabem (7,6%) e os que acharam que a situação ainda vai piorar (15,4%) ou que não haverá maiores alterações com relação ao contexto atual (14,3%).
Na avaliação de Erle Mesquita, coordenador de Estudos e Análise de Trabalho do IDT, percebe-se a crença de que a economia já piorou bastante ao ponto de a maioria dos entrevistados não acreditar em um recuo ainda mais acentuado em 2017. "Mas as empresas estão cautelosas a respeito das tendências e esse otimismo pode não repercutir imediatamente no mercado de trabalho", pontua.
Conforme o levantamento, 46,7% dos gestores consultados no Ceará afirmaram que pretendem manter ou até mesmo reduzir (15,2%) o quadro de pessoal em 2017, realidade que pode ser amenizada pela parcela de 38,1% dos inquiridos que pretendem abrir novos postos de trabalho. Entre estas, a maior parte das contratações deve ocorrer ainda no primeiro semestre (17,2%), outros 14% na segunda metade do ano e 6,9% em ambos períodos.
Quantidade
Quanto ao número de postos de trabalho que podem ser abertos em 2017, verificou-se que mais da metade das empresas consultadas tem pretensão de abrir, no máximo, cinco novos empregos no ano que vem. Segundo o estudo, a perspectiva de ampliação está proporcionalmente mais vinculada às empresas maiores, enquanto nas microempresas as intenções parecem mais ligadas às possibilidades de retração do quadro de pessoal.
O início do ano, entretanto, não deve apresentar melhorias significativas no indicador de emprego por conta do fator sazonal, por ser um período que historicamente tem maior nível de desemprego. "Se não tiver um pacto de cooperação entre o setor empresarial, o poder público e os trabalhadores, dificilmente será possível aumentar o nível de emprego no Estado", explica o coordenador.
Setores
O estudo do IDT revela ainda que a perspectiva para a abertura de novos postos de trabalho está presente nos diferentes setores de atividade econômica, ainda que existam maiores possibilidades de redução do quadro de pessoal nas empresas ligadas ao comércio e à construção civil - segmentos econômicos, que embora intensivos de mão de obra, dependem, em grande medida, da dinâmica do mercado consumidor interno.
Conforme a pesquisa, empresas de serviços industriais de utilidade pública são as que tem maior perspectiva de contratação, seguida pelos setores da agropecuária e da administração pública, que não apresentaram perspectivas de redução do quadro funcional. Entre os demais setores, mais empresas têm intenção de contratar na indústria da transformação, seguida pelo comércio, serviços e, por último, construção civil.
Recrutamento
A pesquisa investigou ainda como as empresas que pretendem fazer novas contratações de pessoal farão o processo de recrutamento de profissionais. A maior parte delas apontou que buscarão apoio do serviço do Sine/IDT (42,2%), seguido do recebimento direto de currículos (24,1%) e de indicações pessoais dos amigos ou funcionários (17,5%), dentre outras estratégias de recrutamento.
Mais informações:
Os trabalhadores interessados em oportunidades de trabalho oferecidas pelas empresas podem procurar uma unidade do Sine/IDT. Os endereços e a documentação necessária podem ser conferidos no site www.Sineidt.Org.Br/. Fone: 3101-5500

Nenhum comentário:

Postar um comentário