Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Romeiros lotam Canindé para celebrar S. Francisco até dia 16

A abertura da festa ocorreu às 4h da manhã, com uma missa e o hasteamento da bandeira. Em seguida a multidão lotou a Basílica de São Francisco para rezar e agradecer ao santo dos mais pobres pelas graças alcançadas
Canindé Fé, emoção e devoção são sensações que envolvem quem chega a este Município nestes dias. Começaram ontem e seguem até o dia 16 os festejos do padroeiro, São Francisco das Chagas. 

Segundo frei Marcone Lins, pároco e reitor do santuário, 300 mil pessoas são aguardadas nestes dez dias. A movimentação de romeiros faz a cidade se tornar a "Assis Nordestina".
A abertura da festa ocorreu às 4h da manhã, com uma missa e o hasteamento da bandeira. Em seguida a multidão lotou a Basílica de São Francisco para rezar e agradecer ao santo dos mais pobres pelas graças alcançadas. A equipe de voluntários que faz a segurança da Basílica, estima que das 5h até às 10h da manhã, em torno de 800 pessoas entraram ajoelhadas na igreja.
Devoção
Francisco Sousa dos Santos, 74, era um deles. Curado de um câncer do estômago que lhe deixou três dias em coma numa cama de UTI, após uma cirurgia que lhe cortou toda a barriga, ele veio de Pindoretama agradecer pela bênção que acredita ter sido concedida por São Francisco. Emocionado, Francisco chorou. "Foi travada uma luta entre a vida e a morte, mas Ele pediu a Deus, e me trouxe de volta". Após professar sua fé, ele ergue as mãos para o céu e com as lágrimas escorrendo pelo rosto, se ajoelha mais uma vez e reafirma: "Muito obrigado, meu São Francisco!".
Fiéis que vêm a Canindé nesta época do ano, não apenas de cidades do Ceará, mas de outros Estados, querem agradecer e acender uma vela como sinal de fé. Gente como Maria José Moraes Costa, 34, que veio de Brasília com a família. Ela não se esquece dos problemas de saúde dos quais o santo a curou. "Já venho há 15 anos! Me inspiro e acredito ainda mais em Deus por meio de São Francisco", afirma.
Em suas estimativas, frei Marcone Lins, diz que cerca de um milhão de fiéis visitam a cidade anualmente, cerca de 300 mil só no período da festa: "Somos o segundo santuário franciscano do mundo. Por isso, vem gente até de outros Estados, como Pará, Piauí, Maranhão, Amazonas, Tocantins, Acre e até gente que mora na Guiana Francesa".
Com tanta gente, a "Assis Nordestina", como a cidade fica conhecida durante o período dos festejos, fica desenhada de marrom. O religioso traduz a dimensão da festa.
"A devoção de São Francisco já tem mais de 260 anos nesta região e nasce nas origens da cidade. Então, não é só pela quantidade de romeiros circulando, mas pela sua religiosidade muito típica, muito própria, um franciscanismo que faz com que a própria riqueza de São Francisco de Assis se enriqueça ainda mais", salienta o frade.
Oportunidade
Os abrigos, recém-reformados, já estão todos lotados. Os devotos começaram a chegar mesmo antes da semana da festa, o que fez a economia na cidade também sair ganhando. A comerciante Maria do Carmo Santos, que tem uma loja de artigos religiosos ao lado da Basílica, diz que este é o melhor período de vendas. "No inverno aqui é muito fraco. Mas, com as festas, a partir de outubro as vendas começam a ficar boas. Elas seguem num ritmo muito bom até fevereiro", diz ela, que revela ter um crescimento de 50% no número de vendas. Imagens de santo são o que mais vende, assegura.
A segurança estará garantida com um reforço de 166 agentes da Capital e de outras cidades do Interior que foram mobilizados para a operação, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os Policiais Militares estarão entre os romeiros, a pé e em patrulhas, com o objetivo de inibir e prevenir a prática de delitos como roubos e furtos a pessoas, estabelecimentos comerciais e a transportes particulares e coletivos, bem como coibir o tráfico de drogas.
Até o dia 16, a programação prevê várias missas, procissões, batizados e confissões. "Estamos sempre nos preparando para oferecer uma festa que receba bem os romeiros. Ele traduz concretamente aquilo que é a Fe de São Francisco", diz o frei Marcone.
PROTAGONISTA
O aposentado Francisco atribui ao Santo sua cura
Natural de Pindoretama, o aposentado Francisco Sousa Santos, 74, disse que veio a Canindé para agradecer a São Francisco pela cura de um câncer no estômago. O homem chegou a ficar numa cama de UTI após passar por uma grande cirurgia. Com muita fé no Santo, Francisco ficou curado. Ele resume sua história como uma batalha entre a vida e a morte, que deu a ele a vitória
Mais informações:
Santuário de São Francisco das Chagas
Praça da Basílica, Centro
Canindé -CE
Telefone: (85) 3343-9950

Nenhum comentário:

Postar um comentário