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quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Desempenho de teles no Ceará é 4º melhor do NE

No primeiro semestre deste ano, as operadoras de telefonia móvel que atuam no Ceará cumpriram, juntas, 71,5% das metas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), acima da média nacional (68,8%). Individualmente, nenhuma das empresas atingiu 80% dos objetivos, diferentemente do que ocorreu em outras unidades federativas.

A operadora que teve o melhor desempenho no cumprimento das metas no Ceará foi a Vivo (79,5%), seguida da Claro (74,4%), TIM (72,7%), Oi (64,9%) e Nextel (63,3%). Em relação à telefonia móvel, a Anatel avalia as empresas com base em 14 indicadores ligados à reação do cliente, conexão de rede, dados e atendimento.
Na região Nordeste, o Ceará obteve o quarto melhor resultado médio das operadoras entre os nove estados, atrás da Paraíba (76,9%), Alagoas (73,2%) e Rio Grande do Norte (73%). As piores taxas foram observadas no Maranhão (61,3%), Bahia (63,4%) e Sergipe (67,4%).
No ranking nacional, considerando as 27 unidades federativas, o Estado aparece na décima posição. A Paraíba registrou o melhor desempenho do País, onde as empresas cumpriram 76,9% das metas. Em seguida, aparecem Mato Grosso do Sul (76%) e Tocantins (74,9%).
O pior resultado foi identificado no estado Pará, onde a taxa média de cumprimento das metas das empresas fechou em 58,5%. Depois, vêm os estados do Maranhão (61,3%) e Amazonas (62,7%).
Brasil
No País, a Algar Telecom apresentou o maior percentual de cumprimento de metas (76,3%), seguida pela Vivo (72,9%), Claro (72,9%), Sercomtel (69,8%), TIM (68,6%), Nextel (64,2%) e Oi (63,6%).Considerando os indicadores de todas as prestadoras monitoradas de janeiro a junho de 2016, o percentual de cumprimento de metas do serviço alcançou 68,8%. Segundo a Anatel, esse patamar foi semelhante aos números verificados nos anos de 2013 (68,8%), 2014 (68,8%) e 2015 (68,5%).
Quanto à telefonia fixa, as operadoras alcançaram 73,3% metas no Ceará, abaixo da média nacional (76,1%). O índice do Brasil ficou abaixo do verificado em 2013 (81,6%), mas foi melhor que os obtidos em 2014 (73,1%) e 2015 (72,6%).
Neste quesito, a Anatel avalia as empresas com base em 16 indicadores relacionados à rede, reação do usuário e atendimento. No Estado, a IpCorp Telecom teve o melhor desempenho (93,3%), seguida da Claro (86,8%), TIM (85,3%), Oi (61,7%) e Vivo (58,7%).
No País, a IpCorp teve o maior percentual de cumprimento de metas (93,1%). Depois, vêm Claro (90,7%), Sercomtel (88,8%), TIM (83,4%, Algar (80,8%), Oi (66,2%) e Vivo (63,4%).
Banda larga fixa
Já em relação ao serviço de banda larga fixa, o levantamento da Anatel revela que, no Ceará, as operadoras cumpriram 59,2% das metas, abaixo da média do País (61%).
Esse patamar foi menor que o verificado nos anos de 2012 (70,9%), 2013 (70,6%) e 2014(67,9%). Entretanto, apresentou leve melhora frente a 2015 (59,8%).
Para a banda larga fixa, são analisados pela Anatel 14 indicadores que dizem respeito à reação do usuário, rede e também ao atendimento. A Claro foi a prestadora que cumpriu mais metas no Estado (85%), seguida pela Sky (76,2%), Vivo (52,6%) e pela Oi (14,3%).
No País, a Sercomtel teve o maior percentual de cumprimento de metas (100%). Depois, aparecem a Algar Telecom (97,8%), Blue (89,5%), Cabo Telecom (85,7%), Claro (81,5%), Sky (78,1%), TIM (67,9%), Vivo (57,3%) e Oi (17,1%). De acordo com a Anatel, os dados da GVT foram incorporados aos da Vivo em razão da consolidação das empresas.
TV por assinatura
A Anatel também analisa o cumprimento das metas das prestadoras referentes à TV por assinatura, mas não traz os dados por unidades da federação. O desempenho é avaliado com base em 10 indicadores relativos à qualidade, atendimento, cobrança e continuidade.
Neste quesito, a média nacional foi de 82,3%, acima do verificado durante o ano de 2015 (81,8%). A Blue apresentou proporcionalmente o maior percentual de cumprimento de metas (97,9%). Logo em seguida, aparecem as empresas Nossa TV (97,1%), Cabo Telecom (96,5%), Multiplay (88,9%), Net/Claro (88,%), Algar (82,6%), Sky (72,7%), Oi (59,7%) e Vivo (46,3%).
OPINIÃO
Consumidor é prejudicado
Vale lembrar que, em todo o País, as operadoras de telefonia móvel estão no ranking das empresas mais reclamadas nos órgãos de defesa do consumidor, principalmente, por conta de deficiências em seus serviços. No Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza), isso é evidente, todos os dias. À medida que não cumprem as metas estabelecidas pela Anatel, as operadoras também prejudicam o consumidor, que está cada vez mais insatisfeito com a ineficiência dessas empresas. Geralmente, as operadoras oferecem uma gama enorme de serviços, como telefonia móvel, fixa, internet banda larga e TV por assinatura, mas deixam a desejar em todos eles. Isso é um absurdo. A Anatel deve fazer seu papel com maior intensidade, fiscalizar mais essas empresas e aplicar as sanções administrativas quando necessário. Por outro lado, o consumidor precisa continuar atento a seus direitos, recorrendo aos órgãos de defesa quando se sentir prejudicado, seja por falhas na prestação dos serviços ou por cobranças indevidas. As empresas, por sua vez, devem trabalhar para cumprir suas metas, revendo planos de investimento, por exemplo, e resolvendo os problemas dos clientes.
Cláudia Santos
Diretora geral do Procon Fortaleza

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