Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

CE tem 28 mil inscritos a mais no Enem neste ano

Faltando apenas 11 dias para a realização do Exame Nacional do Ensino médio (Enem), a expectativa é grande por parte daqueles que irão fazer a prova nos dias 5 e 6 de novembro. No Ceará, 515.601 pessoas estão inscritas, sendo o 5º Estado do Brasil em número de registros ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Isso representa 5,6% dos 8.627.195 que realizarão a prova em todo o Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em 2015, foram 486.678 inscritos, o que representa um aumento de 5,9% (28.923). O município com o maior número de inscritos, no Ceará, é Fortaleza, com 174.685, seguido por Juazeiro do Norte (19.809), Caucaia (16.940), Sobral (16.110), Maracanaú (14.941). No Estado, 55% dos participantes são mulheres (281.149), os outros 45% são homens (234.452). Apenas 19.845 são menores de 16, o que equivale a 4%. Já a parcela de maiores de 30 anos chega aos 11%, com 55.723 inscritos.
A estudante Ana Karoline Cavalcante, 20, é uma das mulheres inscritas neste ano e conta como estão os preparativos na reta final. "Vou continuar no meu ritmo de estudos. Eu não estou nervosa, mas ansiosa para que chegue logo, isso não chega a me atrapalhar. Digamos que eu já estou meio acostumada por causa dos últimos anos". Karoline tenta desde de 2013 uma vaga para cursar Medicina.
Rebeca Furtado, 20, também tentará pelo quarto ano seguido. A estudante também busca passar em Medicina. A jovem, de São Benedito, conta que prefere intensificar os estudos nesses últimos dias. "Eu aumentei o ritmo. Claro que existe o cansaço, mas é porque a gente fica querendo revisar e é muita coisa", relata. As estudantes lembram que os professores buscam acalmar os alunos. "Eles pedem pra gente tentar manter a calma, tentar não perder o foco, dormir e ter uma boa alimentação, além de praticar alguma atividade prazerosa. Dá um frio na barriga, eu tento me concentrar nos meus estudos, dormir na hora para acordar bem", revela Rebeca.
Foco
Karoline conta que apesar dos pedidos dos professores para que os alunos relaxarem, não deixam de alertar que é importante manter o foco. "Eles falam pra gente relaxar e dormir mais. Procurar fazer o que gente gosta, qualquer coisa que tire a tensão desses últimos dias".
A psicóloga Katiane Fernandes alerta que a expectativa faz parte do processo. "A proximidade da prova gera uma ansiedade porque é o momento do tudo ou nada, de colocar em prática o que foi estudado. Aqui na escola realizamos atividades de relaxamento. É importante saber que a ansiedade faz parte do processo, seja em um casamento, no nascimento de um filho ou em uma entrevista de emprego. Em doses controladas é até positivo, porque esse estado de alerta é que vai nos mobilizar a fazer uma última questão, a conferir o local da prova e a levar o material necessário", revela.
Para ela, o momento é de manter o foco e controlar o lado emocional. "É importante trabalhar a estabilidade emocional compartilhando essa angústia, conversando com a família e com pessoas que o façam bem. É hora de fazer os últimos ajustes, exercitar a auto-confiança e saber que estão preparados, pois se preparam o ano inteiro", finalizou a profissional.
(Colaborou Gabriel Borges)
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário