Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Bancos: idosos esperam mais de 2h em agências

Quem foi a agências do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, no Centro de Fortaleza, ontem, primeiro dia útil do mês, encontrou lotação e longas filas. A espera para fazer operações em caixas eletrônicos passou das duas horas. Se isso já é cansativo para quem é jovem ou adulto, a dificuldade é maior para os idosos. O típico cenário de início de mês foi agravado pela greve dos bancários, com a impossibilidade das operações financeiras na boca do caixa.

A paralisação chega hoje ao 29º dia, o maior período da história no Estado, superando os 28 dias registrados em 2004, segundo o Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará (Seeb-CE). A entidade diz que estão fechadas no Estado 431 das 562 agências e unidades, ou seja, 76,6% do total. A pauta dos bancários inclui, dentre outras demandas, reajuste salarial de 9,62% (inflação) mais 5% de aumento real, mas os bancos só oferecem 7%.
Não é possível saber quando a greve irá acabar, já que não há previsão de uma nova negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, braço sindical da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
"Essa greve está atrapalhando muito. Se não tivesse essa droga, eu já teria sacado o meu dinheiro lá dentro (na boca do caixa)", disse o aposentado Antônio Laurindo, 72 anos, enquanto já havia esperado por cerca de 30 minutos para efetuar saque no caixa eletrônico da agência Itaú, na Rua Barão do Rio Branco. Ele ainda teria de aguardar por outras seis pessoas na fila.
Já para a cabeleireira Jeovana Medeiros Costa, 48, a dificuldade foi obter informações na agência do Banco do Brasil, situada na mesma rua. Apesar de ontem ter sido o primeiro dia útil, o dinheiro corres aposentadoria não entrou na conta do pai dela.
"O gerente não dá informação nenhuma", desabafou ela. Somando a espera frustrada para sacar o dinheiro no caixa eletrônico e a tentativa de conseguir informações com um gerente, já havia se passado mais de duas horas. Jeovana estava preocupada, pois estava com seu pai, que tem Alzheimer, e o dinheiro é fundamental para comprar medicamentos para ele.
Canais alternativos
A respeito dos transtornos, o Itaú disse, em nota, que lamenta a situação e que "saques, transferências e outras operações poderão ser realizadas por meio de canais alternativos de atendimento, como internet banking, aplicativos Itaú (mobile banking) e telefone, além dos caixas eletrônicos. Os clientes também têm à disposição a Rede 24H e os correspondentes bancários, identificados como 'Pague Aqui Itaú', em todo o Brasil".
Os outros dois bancos se posicionaram pela Febraban, que também ressaltou a existência dos canais alternativos. "No caso da aposentadoria, além das agências, a alternativa seria efetuar o saque no correspondente", disse, em nota. "Para questões relacionadas a senhas e cartões, a sugestão é que o cliente entre em contato com a central de atendimento do banco", acrescentou a entidade.
O presidente do Seeb-CE, Carlos Eduardo Bezerra, disse que o sindicato tem o papel de convencer os bancários a aderirem à greve. "A responsabilidade do que vai ou não vai funcionar, isso aí e gestão do banco. O único serviço essencial é a compensação bancária", disse. "Para nós bancários, as queixas são constantes, independente da greve. Durante a greve, isso fica mais evidente", defendeu.
Apesar da greve, agências da Caixa, do Banco do Brasil e do Itaú no Centro, continham ontem alguns funcionários realizando operações como renovação de senha e prova de vida.
Manifestações
Em reunião realizada ontem, os bancários do Ceará definiram que querem aumentar a adesão nas agências que já estão paralisadas e também fechar novas unidades. Ficaram acertadas três manifestações: hoje, às 10h, na Praça do Ferreira; amanhã, às 9h, na sede do Banco do Nordeste; e na quinta-feira, às 10h, na Praça do Carmo. Uma nova assembleia para organizar a greve está prevista para próxima segunda-feira.
ENQUETE
Quais as dificuldades?
Hoje (ontem) é o dia de eu receber minha aposentadoria. Tenho cartão, mas não tenho a senha. Então, só saco na boca do caixa. Eu cheguei aqui às 7h da manhã. Não sai uma pessoa (da agência) para dar previsão de nada.
Maria do Carmo, 73
Aposentada
Eu preciso sacar dinheiro para poder pagar as minhas contas. Já faz mais de duas horas que eu estou esperando nessa fila (do caixa eletrônico). Acho isso uma grande falta de respeito com a gente.
Socorro Maciel,62
Cabeleireira

Nenhum comentário:

Postar um comentário