Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Cearense cria site voltado para Educação

O site Qmágico, voltado para estudantes e professores, nasceu em maio de 2011, no alojamento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), depois de uma experiência que mudou a vida do cearense Thiago Feijão. Ele se descreve como um apaixonado por Educação e, desde que entrou na instituição, sabia que gostaria de retribuir para a sociedade o ensino de qualidade que teve durante sua trajetória. Para colocar o plano em prática, virou tira-dúvidas do Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD), organização não governamental que trabalha com jovens financeiramente desfavorecidos e os prepara para o vestibular. Em um curto período de tempo, motivado pelo impacto de sua atitude voluntária, tornou-se professor e em seguida presidente da ONG.

Com o objetivo de ajudar mais estudantes, surgiu a ideia de criar outras duas organizações não governamentais, o Casdinho, curso que apoia até hoje e trabalha com jovens do ensino fundamental, e o Instituto Semear, no qual é membro fundador, que atua na base da pirâmide social visando diminuir a evasão de jovens talentosos das universidades. "Aí eu pensei: Como eu vou pegar o modelo dessas duas organizações, que já estavam tendo um bom impacto na região do ITA, e replicar para o País? Foi aí que fundei o Qmágico, que mistura Tecnologia e Educação", explicou o cearense, durante palestra que deu no evento TEDx em Fortaleza.
100 mil
Em 2013, a ferramenta já tinha ajudado 100 mil pessoas ao redor do Brasil. Hoje, a startup atende clientes em todo o Brasil, inclusive no Ceará, entre escolas privadas, públicas, em parceria com ONGs, e sistemas de renome no País.
"O Qmágico usa tecnologia educacional para trazer eficiência para o aprendizado", diz Thiago. O software da ferramenta cria uma sequência de conteúdo para que cada estudante resolva no tempo dele e coleta dados de quais interações o usuário teve com o sistema, como, por exemplo, quantas dicas pediu, se ajudou o colega e se usou as redes sociais. "Isso gera um diagnóstico. A gente sabe as dificuldades de cada sala de aula, cada escola, cada município, cada Estado. O professor recebe um relatório que mostra o perfil e as dificuldades de cada aluno. Tudo em tempo real. Você pega todos esses dados e traz significado pedagógico para o professor, pois ele sabe o que precisa ser ajustado da melhor forma".
Além disso, o gestor da instituição de ensino pode utilizar as informações disponibilizadas pelo Qmágico para planejar intervenções educacionais com base em dados concretos sobre forças e fraquezas de seu sistema e de seus alunos.
A ferramenta também disponibiliza um simulado do Enem com questões inéditas. As provas e as questões seguem o formato de teste. Assim, é possível descobrir seu nível de conhecimento e identificar quais os pontos fracos do estudante. O Qsimulado também foi pensado para otimizar o tempo do professor. A plataforma corrige automaticamente e informa o resultado em tempo real.
O Qmágico disponibiliza o seu Caderno de Aprendizagem Digital gratuitamente para qualquer professor do Brasil. De acordo com o marketing do projeto, as escolas, após teste, optam por virar parceiros efetivos da startup. O valor é customizado para cada instituição, podendo variar com a Rotina Pedagógica Digital escolhida, o nível de inteligência de dados para aprendizagem e a personalização do seu conteúdo.Desde sua fundação, o Qmágico apoiou mais de 1500 escolas. A meta é ajudar 1 milhão de estudantes ao redor do Brasil. Para chegar lá, a distribuição é de forma gratuita para professores e diretores de escola de todo o País através do site da ferramenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário