Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Avaliação do Hora de Plantar

Iguatu. Termina no fim deste mês o prazo para os escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) verificarem a situação dos inscritos no programa governamental Hora de Plantar de distribuição de semente selecionada, nos municípios do interior.

 O objetivo é identificar quem realmente se enquadra nos critérios do programa, eliminar os irregulares e possibilitar vaga para novos agricultores.

O serviço de verificação é feito em parceria com associação de moradores, de produtores rurais, agentes de Saúde e sindicatos dos trabalhadores rurais. "Esse é um trabalho de depuração para retirar as impurezas. Só deve ficar quem realmente planta", frisou o gerente regional da Ematerce, em Iguatu, Joaquim Virgulino Neto.
As reclamações contra agricultores que recebem todos os anos sementes selecionadas, mas não plantam, e vendem o produto, aumentaram nos últimos cinco anos. Alguns estão inscritos apenas para fins de comprovação para aposentadoria rural. "Sabemos que há problemas e queremos regularizar a situação", reforçou Virgulino Neto.
O trabalho dos técnicos é feito em parceria com os representantes de associações de moradores e de produtores rurais. "Colhemos as informações de onde plantam e a área cultivada para definirmos a quantidade de sementes. A nossa dificuldade está em localizar os moradores da sede urbana, que poderão ser excluídos, mas depois podem regularizar a inscrição no escritório da Ematerce", explicou Virgulino Neto.
Iguatu tem cerca de 2.400 agricultores inscritos no Programa Garantia Safra e 1.200 no Hora de Plantar. O gerente regional da Ematerce acredita que o trabalho vai ser útil também para organizar a distribuição, evitando longas filas a partir da noite e da madrugada no escritório da empresa. "No próximo ano, vamos fazer um trabalho planejado, com calendário de entrega por distritos", adiantou.
Nos últimos anos, cresceu a queixa de agricultores contra a sistemática de distribuição de sementes, que era feita de forma geral para todos os inscritos, gerando longo tempo de espera no escritório da Ematerce, no sol ou na chuva, como ocorreu em janeiro passado.
Recentemente, o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, esteve reunido com gerentes regionais e locais da empresa, em Iguatu. O objetivo foi mostrar a necessidade de revisar cadastros de inscritos no Programa Hora de Plantar e reforçar o Garantia Safra, que, no Ceará, pode ser ampliado de 249 mil para até 350 mil.
"O Garantia Safra é um programa importante, que mexe com todos, movimenta recurso na economia local e atende o agricultor que sofreu frustração de safra. Há orientações que devem ser dadas aos agricultores, cuidados necessários, pois os inscritos devem se enquadrar nos critérios do programa", frisou Amorim. (H.B.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário