Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2016

Zika vem de falha em combate a mosquitos

Genebra. A crise em torno do zika vírus se deve a décadas de políticas falhas de controle de mosquitos e à falta de acesso a serviços de planejamento familiar, informou ontem a Organização Mundial de Saúde (OMS).
"A propagação do zika é resultado da desastrosa política que levou ao abandono do controle de mosquitos nos anos 1970", declarou Margaret Chan, diretora-geral da OMS, no início da assembleia anual de saúde da organização em Genebra.

Essas falhas permitiram que o vírus se espalhasse rápido e criasse "uma ameaça significante para a saúde global", disse Chan à cerca de 3 mil delegados dos 194 países-membros da OMS.
Especialistas afirmam que o zika vírus está por trás do surto de microcefalia - doença que se caracteriza por um perímetro craniano menor que o normal - na América Latina, em bebês nascidos de mulheres que contraíram o vírus durante a gravidez.
O zika, que também causa distúrbios neurológicos como a síndrome de Guillain-Barré, é transmitida principalmente pelo Aedes aegypti. Nas décadas de 1950 e 1960, foram realizados programas de controle de mosquitos e o Aedes aegypti quase foi erradicado nas Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário