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quinta-feira, 10 de março de 2016

Mercado brasileiro de PCs sofre queda de 36% nas vendas em 2015, segundo estudo

2015 não foi um bom ano para o mercado brasileiro de computadores. Segundo dados do estudo IDC Brazil PCs Tracker Q4, realizado pela IDC Brasil, empresa de inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, foram vendidos 6,6 milhões de computadores de janeiro a dezembro, o que representa uma queda de 36% na comparação com 2014. 

Desde total, 2,6 milhões foram desktops (queda de 36%) e 4 milhões foram notebooks (também queda de 36%), sendo 32% comercializados para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final.
“2015 foi o pior ano desde 2005, quando o país comercializou quase a mesma quantidade de máquinas, porém se tratava de um mercado novo, que estava em ascensão. O ano passado foi um período de altas frequentes do dólar e das taxas de desemprego e o país enfrentou um momento político-econômico cheio de conturbações. Isso refletiu diretamente na decisão de compra dos consumidores”, conta Pedro Hagge, analista de pesquisa da IDC Brasil.
Enquanto o mercado apontou queda nas unidades vendidas, a receita caiu apenas 13%. “Em 2014, um computador custava, em média, R$ 1.694. No ano passado, este valor foi para R$ 2.323, ou seja, o tíquete médio cresceu 37%”, diz o analista da IDC Brasil. Segundo Hagge, o consumidor brasileiro está mais exigente e prefere equipamentos mais robustos, e os fabricantes, por sua vez, não conseguem oferecer máquinas mais potentes por preços mais baixos.
4º trimestre de 2015
Ainda segundo o estudo da IDC Brasil, entre os meses de outubro e dezembro de 2015 foram vendidos 1,4 milhão de computadores no país, sendo 531 mil desktops (queda de 45% na comparação com 2014) e 847 mil notebooks (queda de 50% na comparação com 2014). Deste total, 65% foram destinados aos consumidores finais e 35% ao mercado corporativo. 
Previsão para 2016
A tendência, segundo a IDC Brasil, é que a retração no mercado de PCs se repita em 2016. “Esperamos uma queda de 18% em unidades e um crescimento de 20% no tíquete médio. Com o fim da Lei do Bem, os preços dos computadores devem ficar, no mínimo, 10% mais altos na comparação com o ano passado”, adianta Hagge.
Dell na frente
Mesmo na crise, há quem comemore os números do IDC. A Dell conquistou a liderança no mercado brasileiro de PCs, com 18,4% de todas as unidades vendidas pela indústria durante 2015, de acordo  o Brazil PC Tracker 2015Q4, divulgado pela consultoria IDC Brasil. Líder pela primeira vez na soma anual do mercado, a marca também registrou nos três últimos meses do ano sua maior participação no segmento brasileiro de computadores em um trimestre, com 21,3% dos equipamentos comercializados pelo setor no período.
De acordo com o relatório da IDC, no último trimestre de 2015 (outubro a dezembro) a Dell assumiu, pela primeira vez, a liderança nas vendas no segmento de monitores (sem a função TV) no Brasil, concentrando 25% de todas as unidades vendidas no país durante o período e saltando da terceira para a primeira colocação.

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