2015 não foi um bom ano para o mercado brasileiro de
computadores. Segundo dados do estudo IDC Brazil PCs Tracker Q4,
realizado pela IDC Brasil, empresa de inteligência de mercado, serviços de
consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e
Telecomunicações, foram vendidos 6,6 milhões de computadores de janeiro a
dezembro, o que representa uma queda de 36% na comparação com 2014.
Desde
total, 2,6 milhões foram desktops (queda de 36%) e 4 milhões foram notebooks
(também queda de 36%), sendo 32% comercializados para o mercado corporativo e
68% para o consumidor final.
“2015 foi o pior ano desde 2005, quando o país comercializou quase a
mesma quantidade de máquinas, porém se tratava de um mercado novo, que estava
em ascensão. O ano passado foi um período de altas frequentes do dólar e das
taxas de desemprego e o país enfrentou um momento político-econômico cheio de
conturbações. Isso refletiu diretamente na decisão de compra dos consumidores”,
conta Pedro Hagge, analista de pesquisa da IDC Brasil.
Enquanto o mercado apontou queda nas unidades vendidas, a receita caiu
apenas 13%. “Em 2014, um computador custava, em média, R$ 1.694. No ano
passado, este valor foi para R$ 2.323, ou seja, o tíquete médio cresceu 37%”,
diz o analista da IDC Brasil. Segundo Hagge, o consumidor brasileiro está mais
exigente e prefere equipamentos mais robustos, e os fabricantes, por sua vez,
não conseguem oferecer máquinas mais potentes por preços mais baixos.
4º trimestre de 2015
Ainda segundo o estudo da IDC Brasil, entre os meses de outubro e
dezembro de 2015 foram vendidos 1,4 milhão de computadores no país, sendo 531
mil desktops (queda de 45% na comparação com 2014) e 847 mil notebooks (queda
de 50% na comparação com 2014). Deste total, 65% foram destinados aos
consumidores finais e 35% ao mercado corporativo.
Previsão para 2016
A tendência, segundo a IDC Brasil, é que a retração no mercado de PCs se
repita em 2016. “Esperamos uma queda de 18% em unidades e um crescimento de 20%
no tíquete médio. Com o fim da Lei do Bem, os preços dos
computadores devem ficar, no mínimo, 10% mais altos na comparação com o ano
passado”, adianta Hagge.
Dell na frente
Mesmo na crise, há quem comemore os números do IDC. A Dell conquistou
a liderança no mercado brasileiro de PCs, com 18,4% de todas as unidades
vendidas pela indústria durante 2015, de acordo o Brazil PC Tracker
2015Q4, divulgado pela consultoria IDC Brasil. Líder pela primeira vez na soma
anual do mercado, a marca também registrou nos três últimos meses do ano sua
maior participação no segmento brasileiro de computadores em um trimestre, com
21,3% dos equipamentos comercializados pelo setor no período.
De acordo com o relatório da IDC, no último trimestre de 2015 (outubro a
dezembro) a Dell assumiu, pela primeira vez, a liderança nas vendas no segmento
de monitores (sem a função TV) no Brasil, concentrando 25% de todas as unidades
vendidas no país durante o período e saltando da terceira para a primeira
colocação.
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