Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2016

Chuvas animam produtores rurais

Salitre Pelo segundo dia consecutivo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva superior a 100 mm em pelo menos um município cearense. Entre as 7 h de quarta-feira e 7 h de ontem, choveu em 79 cidades. Ipaumirim, na região do Cariri, teve o maior volume do Estado, com 109 mm, seguido por Quixeramobim (83 mm), Baixio (79 mm) e Salitre (75 mm). Neste último município, que faz divisa com o Estado do Piauí, não chovia há 35 dias.

A chuva mudou a rotina de agricultores que já davam como certa a perda quase total da lavoura de feijão e mandioca. "Começou a chover no início da madrugada e só parou agora de manhã, foi chuva forte, coisa que há muito tempo não acontecia aqui em Salitre. Corri pra roça na esperança de colher alguma coisa ainda nesse inverno", comemorou Sebastião Oliveira.
Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, as chuvas continuam a ser ocasionadas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Para os próximos dias, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões. Apesar delas, o volume dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hidrícos (Cogerh) continua em queda, com apenas 12,4%. O Caldeirões (Saboeiro) voltou a sangrar e há mais cinco com volume superior a 90%. Outros 128 continuam abaixo de 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário