Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2016

90% das mulheres dizem sofrer pressão para manter os cabelos no padrão visual

Nove em cada dez mulheres acreditam que são julgadas e rotuladas com base na forma em que usam seus cabelos e por isso se sentem inseguras e pressionadas a seguir determinado padrão visual. Os dados são da pesquisa realizada pela Dove, a qual envolveu mil brasileiras de 16 Estados, com idades variando entre 18 e 60 anos.  89% delas afirmam ainda que o julgamento as deixam mais inseguras, afetando suas relações sociais, opiniões e escolhas. 

A pesquisa mostrou que 89% delas assumem que julgam umas às outras, enquanto 93% acreditam que seria muito bom se todas as mulheres pudessem escolher o visual dos cabelos sem medo ou receio de pré-conceitos.
CABELOS BRANCOS
Entre as pesquisadas, 70% acreditam que as mulheres que deixam os cabelos brancos sem tingir são desleixadas. Quase metade das mulheres ouvidas acha que cabelo liso é mais profissional e que o tom dos fios deve combinar com o tom de pele. Quando o tema é cabelo longo as mulheres maduras também sofrem com esse pré-julgamento, segundo 66% das pesquisadas.  Quase 90% das ouvidas pela pesquisa acham que mulheres que tingem o cabelo com cores diferentes (azul, rosa, verde...) são julgadas e 33% têm certeza que essa escolha é só para as muito ousadas.
SÓ PARA AGRADAR
Mais da metade das mulheres que participaram do estudo mantém os cabelos de certa forma para agradar o parceiro, os colegas de trabalho ou familiares. Quando o tema é um corte ou estilo mais ousado, 78% delas gostariam de experimentar, mas tem medo. E para 48% o receio é ousar e serem julgadas.
Ter o cabelo danificado também tem impacto na confiança e alegria das entrevistadas. Das mulheres que afirmam que seus fios têm danos, 84% se sentem inseguras em relação à sua aparência geral, interferindo em como se portam em situações sociais do cotidiano.
Esta pressão e o medo do julgamento muitas vezes impede a mulher de ter o cabelo da maneira que ela realmente deseja.  Segundo a pesquisa, as mulheres acreditam que a vida teria um avanço significativo de qualidade se elas não se sentissem julgadas por seus cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário