Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Bancada do PROS na AL migrará toda para o PDT

Promulgada, ontem, pelo Congresso Nacional, a Emenda Constitucional que garante a abertura de prazo de até 30 dias para mudança de filiação partidária sem caracterização de infidelidade partidária fará uma verdadeira mudança na representação parlamentar da Assembleia Legislativa do Ceará. Alguns partidos, como o PROS, deixarão de existir, enquanto outros, como PDT e PMB, devem se fortalecer.

Todos os parlamentares atualmente filiados ao Partido Republicano da Ordem Social na Casa deixarão a sigla e ingressarão no Partido Democrático Trabalhista. No entanto, há outras siglas que estão procurando se fortalecer nos próximos dias. Antes mesmo das eleições municipais de outubro próximo, as forças políticas do Poder Legislativo já se articulam visando a eleição da Mesa Diretora, visto que a atual gestão se encerra no fim do ano.
O bloco partidário formado por PMB e PSD, hoje, conta com oito parlamentares. A intenção de seus agregados é conseguir a participação de mais três nomes, totalizando onze deputados. Roberto Mesquita deve deixar o Partido Verde (PV) e ingressar no PSD, sendo assim o quinto parlamentar da legenda. Isso porque Osmar Baquit, atualmente na Secretaria da Pesca e Aquicultura, está se articulando para retornar ao Legislativo Estadual.
Além de Baquit e Mesquita, o partido conta ainda com Gony Arruda, Leonardo Pinheiro e Professor Teodoro. Enquanto isso, o PMB tem como membros: Laís Nunes, Júlio César Filho, Naumi Amorim, Bethrose e Odilon Aguiar. No entanto, Aguiar deve se licenciar para assumir a pasta que hoje está no comando de Baquit. O deputado disse que ainda não conversou com o governador Camilo Santana sobre sua ida para o Governo.
O deputado Lucilvio Girão (SD) também pode deixar sua legenda e ingressar em outro partido. Ele disse que acompanhará orientações do ex-governador Cid Gomes, mas ainda não acertou a ida para outra agremiação. O Partido Progressista (PP) é uma das opções, já que pelo menos dois parlamentares estariam negociando ida para a sigla.
Articulação
O presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (PROS), é quem está articulando com alguns deputados as mudanças partidárias, que devem acontecer até o próximo mês. Segundo ele, todos os membros do PROS já estão preparados para ingressar no PDT. Além dos estaduais, deputados federais e vereadores devem seguir para o partido.
"Com a promulgação da lei, estamos aguardando os prazos para o calendário. A direção do PDT deverá conversar com os deputados e vereadores do Interior, mas essa decisão foi tomada lá atrás. Não só por Cid ou Ciro, mas em conjunto", disse.
De acordo com o primeiro-secretário da Assembleia, Sérgio Aguiar (PROS), todos os nove deputados da sigla na Casa vão migrar para o PDT, e esta se tornará em março a maior bancada estadual, visto que já tem Evandro Leitão e Ferreira Aragão nos seus quadros. Com 68 prefeitos e pelo menos 300 vereadores, assim como deputados federais e a vice-governadora, Izolda Cela, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho, o PDT se torna, assim, o maior aglomerado político do Ceará.
"Nós que integramos o PROS hoje, vimos um afastamento da direção nacional e estadual para conosco e tomamos a decisão de, segundo a orientação dos ex-ministros Ciro e Cid Gomes, migrarmos para o PDT. Atendendo ao convite do partido, migraremos ainda no mês de março", disse o parlamentar, que defende a realização de um grande evento para filiação em massa de políticos locais.
Outros deputados cooptados para aderirem a outras legendas são do PMDB. Silvana Oliveira, Agenor Neto e Walter Cavalcante estão ouvindo as propostas feitas por alguns partidos. Por ter relação próxima com a família Aguiar, que no Ceará comanda PMB e PSD, Agenor Neto analisa propostas das siglas. Silvana Oliveira descarta a possibilidade de deixar o PMDB, mas garante que tem recebido propostas. Já Walter Cavalcante recebeu convite até do presidente do PSB, Danilo Forte, porém, ainda não tomou uma decisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário