Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Médicos da Previdência retornam após 148 dias

O primeiro dia do retorno dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), após a greve que durou 148 dias, levou centenas de pessoas de volta às agências no Ceará. Só ontem, até as 16h, de acordo com o Instituto, foram realizadas 674 perícias em todo o Estado, destas, 439 em Fortaleza.

Só na agência localizada na Rua Pereira Filgueiras, uma das mais movimentadas em Fortaleza, o número de atendimentos chegou perto do triplo, já que desde setembro eram realizados, aproximadamente, 15 perícias por dia, e ontem, com o retorno dos profissionais, o número saltou para 42.
Em nota, a Previdência Social ressalta a importância dos assegurados procurarem garantir o benefício. Entretanto, neste primeiro momento, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANPT) revela que será dada preferência aos que buscam o primeiro atendimento para que o benefício já seja liberado.
A delegada Ana Francisca Martins, representante da Associação no Ceará, lembra que com a paralisação, iniciada no dia 4 setembro de 2015, o tempo de espera para as consultas aumentou consideravelmente. Se antes eram precisos cerca de 45 dias, hoje, os assegurados que residem no Ceará devem aguardar de três a cinco meses. "Quem liga hoje para agendar uma consulta está sendo marcada para junho e, infelizmente, tem que esperar. Não podemos antecipar, escolher alguém para ser atendido primeiro, mas é preciso criar meios para facilitar".
Aproximadamente, 1,3 milhão de perícias deixaram de ser realizadas desde o início da paralisação. Conforme o INSS, o tempo médio de espera para o agendamento da perícia médica em nível nacional é de 89 dias. A delegada diz que em todo o Brasil há 4.330 peritos responsáveis para 20 milhões de assegurados.
Profissionais
Apesar do retorno, a ANPT esclarece que a categoria permanece em estado de greve, o que não deve continuar comprometendo os atendimentos, pois a indicação é que todos os profissionais voltem a atuar nas agências. "Acreditamos que ainda podemos negociar. Depende só da boa vontade do Ministério do Planejamento. Nossa grande queixa é a reestruturação da carreira, já que perdemos 1/3 da nossa quantidade dos nossos peritos e, frequentemente, as agências criadas no Interior não contam com esse profissional", afirmou Ana Francisca.
Sobre uma possível reposição do trabalho não executado em decorrência da paralisação, a Previdência Social afirmou em nota que o assunto só virá a ser tratado na mesa de negociação.
Fique por dentro
Reivindicações incluem redução da jornada
Dentre as reivindicações da categoria, destaca-se a redução da jornada de 40 para 30 horas semanais, a constar na lei. Os peritos do INSS também pedem pelo fim da terceirização da perícia e a recomposição salarial de 27%, dividido em duas parcelas.
Hoje, de acordo com a ANPT, há 88 agências da previdência no Ceará. Para a Associação, os 136 peritos do Estado não somam um número suficiente para suprir a demanda. Os médicos estão em Fortaleza (94), Juazeiro (24) e Sobral (18).,
Mais informações
O agendamento deve ser realizado por meio do número 135 ou na agência, das 7 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário