Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Incêndio deixa um morto em museu

São Paulo. Um incêndio destruiu, ontem, parte do prédio da estação da Luz, patrimônio histórico na região central de São Paulo erguido 148 anos atrás, e devastou toda a instalação do Museu da Língua Portuguesa, um dos mais visitados da cidade e abrigado no local desde 2006.

Um bombeiro civil que trabalhava no local, intoxicado com a fumaça, morreu por parada cardiorrespiratória. Segundo os bombeiros, as chamas destruíram o segundo e o terceiro andares do prédio, mas, em princípio, não afetaram a estrutura da estação de trem local - onde passam 200 mil pessoas ao dia.
No local, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que irá reconstruir o museu. O incêndio começou por volta das 15h50 e foi controlado duas horas e meia depois. Uma nuvem de fumaça cinza se espalhou pelo centro da cidade, e o teto de madeira do prédio, restaurado no século passado, desabou. Para conter as chamas, os bombeiros contaram com a ajuda da forte chuva que desabou à tarde na capital.
Como toda segunda-feira, o museu estava fechado ao público. Funcionários relataram que deixaram o prédio após ouvir o alarme de incêndio. "O museu foi totalmente afetado, é uma tragédia", disse o secretário estadual de Cultura, Marcelo Araujo. Todo o acervo, porém, é digital e, segundo ele, conta com cópia de segurança - ainda não havia estimativa de prejuízo.
Sem autorização
O museu e todo o complexo da Estação da Luz não tinham aval dos bombeiros para funcionar. Segundo a corporação, os responsáveis pelo museu apresentaram projeto em 2004 (que foi aprovado), mas não deram prosseguimento ao pedido.
A apresentação é só a primeira fase de um processo para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O segundo passo é um pedido de visita dos bombeiros para análise das edificações.
De acordo com os bombeiros, 37 viaturas e 97 homens foram encaminhadas ao local para combater o fogo. A corporação iniciou as investigações sobre as causas do incêndio e uma perícia ainda será realizada. A mostra exposta no museu contava a história do etnógrafo potiguar Câmara Cascudo.
A Estação da Luz foi fechada por motivos de segurança. O complexo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O secretário municipal da Cultura, Nabil Bonduki, disse que o incêndio foi "devastador para a cultura brasileira". "Esperamos reconstruir o edifício e recolocar o museu em funcionamento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário