Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Papa lamenta guerra no mundo

Cidade do Vaticano O papa Francisco lamentou o fato de que "o mundo inteiro está em guerra" e de que "não existe uma justificativa para isso" na homilia que fez, ma manhã de ontem, na missa na capela da Casa Santa Marta.Suas declarações são uma provável referência aos ataques ocorridos em Paris na última sexta-feira (13), realizados pelo Estado Islâmico, no qual morreram 129 pessoas. 

A mesma facção também realizou um massacre em Beirute, no último dia 12.
"Uma guerra pode ser justificada -entre aspas- com muitas, muitas razões. Mas quando todo o mundo, como é hoje, está em guerra, todo o mundo: é uma guerra mundial -em pedaços: aqui, ali, lá, em todos os lugares... -não há nenhuma justificativa. E Deus chora. Jesus chora", disse o pontífice.
Francisco lembrou a aproximação do Natal, mas disse que os preparativos da festa não irão refletir a verdade.
"Teremos luzes, festas, árvores luminosas e presépio. Tudo falso: o mundo continua fazendo guerras. O mundo não entendeu o caminho da paz", afirmou.
Em uma de suas homilias mais duras, ele destacou os malefícios da guerra.
"Em todo lugar existe guerra, hoje, existe ódio. O que permanece de uma guerra, desta, que estamos vivendo agora? O que resta? Ruínas, milhares de crianças sem educação, vários mortos inocentes e muito dinheiro no bolso dos traficantes de armas", ressaltou.
Segundo ele, enquanto uns fabricam armas, outros dão a vida para ajudar os demais "como fez um ícone do nosso tempo, Teresa de Calcutá".
"Nos fará bem também pedir a graça das lágrimas por este mundo que não reconhece o caminho da paz. Peçamos a conversão do coração. Precisamente às portas deste Jubileu da Misericórdia, que o nosso júbilo, a nossa alegria sejam a graça que o mundo reencontre a capacidade de chorar pelos seus crimes, por aquilo que faz com as guerras", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário