Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Governo negocia gestão do Parque de Jericoacoara

Sobral Recebidos em audiência, nessa quarta-feira (18), pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o governador Camilo Santana (PT) e o deputado estadual João Jaime (DEM), levaram a Brasília, o desejo do Estado de assumir a gestão do Parque Nacional de Jericoacoara, hoje sob controle do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

O Instituto cobraria ingresso ao seu acesso, com estimativa, segundo estudo, de R$ 40 milhões por ano, a serem investidos em melhorias. Já a ideia do governo é cercar o Parque, criar áreas de estacionamento, e também cobrar pela entrada. O valor arrecadado seria revertido na limpeza, serviços de saúde e segurança.
Em julho do ano passado, uma audiência civil pública reuniu promotores de justiça, representantes da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, do governo do Estado, do ICMBio, políticos e a população para tentar viabilizar um acordo de cooperação, mas nada saiu do papel.
Outra reunião, em junho deste ano, tratou do futuro econômico do Parque numa nova rodada de discussões e reforço de parcerias, onde o Governo do Estado se comprometia a colaborar para a revitalização da "Rota das Emoções", ecoturismo que abrange Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses; cercamento do Parque e reativação das três guaritas de entrada, ainda desativadas.
Segundo o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Jijoca, José Bezerra, o que foi mesmo realizado foi "quanto ao trânsito, com expedição de alvará de serviço turístico para esse fim, controle desse fluxo, por guardas municipais, e completa atenção ao turista no seu bem-estar dentro da Vila", disse e finalizou: "temos quase mil veículos circulando todos os dias, entre carros, caminhões, motos e outros, por isso focamos muito nessa questão. Creio que essa revitalização do Parque tem mesmo que ser feita, de imediato", disse.
Criado em fevereiro de 2002, o Parque Nacional de Jericoacoara, que abrange os municípios de Cruz (13,81%) e Jijoca de Jericoacoara (60,22%), possui 8.416 hectares, a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental (APA) criada em 1984, e da redefinição de seus limites em junho de 2007. Os limites ajustados se referem à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila de Jericoacoara, incluindo uma faixa marítima com um quilômetro de largura, paralela à linha costeira. A Vila é um dos pontos turísticos mais visitados do País.
Procurado, por telefone, o prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Francisco Lindomar Filomeno, não quis se pronunciar. O gerente do Parque, Wagner Cardoso, não atendeu as ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário