Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Para celebrar a animação

O avanço das tecnologias digitais ofereceu aos desenhistas e animadores facilidades que impulsionaram a produção de obras com mais rapidez e qualidade. Mesmo assim, a animação à mão, quadro por quadro, está longe da extinção, já que ainda é o ponto de partida para diversas técnicas que fazem do analógico o combustível para a construção de propostas estéticas específicas.

Celebrando o minucioso mundo dos desenhos em movimento, a Casa Amarela Eusélio Oliveira recebe, pelo segundo ano consecutivo, programação do Dia Internacional da Animação (DIA), quando acontecem atividades simultâneas em 200 cidades brasileiras e em 40 países, organizadas, nacionalmente, pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).
A data mesmo é nesta quarta (28), e refere-se à primeira projeção pública de imagens animadas realizada por Emile Reynaud no Museu Grevin, em Paris, em 28 de outubro de 1892. Mas em Fortaleza as atividades já começam hoje, por iniciativa de estudantes e profissionais da animação, com projeções diárias no Cine Benjamin Abrahão de produções autorais e, em sua maioria, inéditas.
O DIA traz um panorama da produção brasileira na área, apresentando curtas de todos os cantos do País e com diferentes técnicas, como desenho sob película, 2D, 3D, Stop Motion, animação com objetos, Pixelation e desenho sobre papel.
Mostras
As produções nacionais serão apresentadas em três momentos distintos do evento. Na Mostra Principal, 14 curtas - seis brasileiros e oito internacionais -, selecionados pela curadoria do festival, são projetados simultaneamente em todas as cidades brasileiras participantes do evento.
Já para a Mostra Brasil Animação, foram selecionados nove títulos entre os 180 inscritos que não entraram para a projeção principal do evento, mas que, devido à qualidade, foram distribuídos para a exibição. Na Mostra Infantil, serão exibidas 10 animações voltadas para crianças.
A produção cearense terá espaço na Mostra Cearense de Animação, com a exibição dos trabalhos realizados pelo projeto Animascópio. Concebido pelo animador Diego Akel e pela produtora Carol Vieira, o trabalho envolveu artistas visuais da cidade. Os cinco nomes convidados foram Daniel Chastinet, Fernanda Meireles, Luci Sacoleira, Narcélio Grud e Saulo Tiago.
"O Animascópio surgiu de uma vontade alimentada durante 15 anos dando oficinas de animação. Gosto muito de trabalhar com pessoas com ou sem experiência. Tinha essa ideia de trabalhar com artistas da cidade com trabalhos já desenvolvidos e reconhecidos, mas não na área de animação", detalha Akel.
Atuando como produtor e sem interferir diretamente no processo, Diego desenvolveu com cada um dos artistas produtos com duração de dois a três minutos.
"Também ignoramos todo o planejamento que envolve a concepção de um trabalho desse tipo, como roteiro e storyboard. Seguimos na área da animação experimental, percorrendo uma linha próxima do cinema autoral canadense e do leste europeu, com uma linha narrativa diferenciada", completa Diego.
Formação
Além das projeções de filmes, o evento ainda realizará atividades de formação para iniciados e iniciantes em diferentes técnicas e temas: Brinquedos Ópticos, Light Painting, Princípios da Animação e Animação Livre. As oficinas serão realizadas na Gibiteca da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira e na Casa Amarela.
O DIA também contará com uma mesa-redonda sob o tema "Panorama da Animação Cearense". Fazem parte da discussão Clayton Bochecha (animador e professor no Bochecha Studio), Hamille Bezerra (produtora da websérie Blwarh), Neil Armstrong (professor de Sistemas e Mídias Digitais da UFC) e Mariana Medina (produtora e professora na Tusche Produções).
Os realizadores do festival buscam uma melhor organização das atividades no setor com a criação da Associação Cearense dos Profissionais de Animação Audiovisual (ACEPAA), visando reunir todos que trabalham na área no Estado - como produtores, roteiristas, animadores, diretores -, para discutir e organizar a formação da iniciativa.
"Buscamos gerar um diálogo mais forte entre os animadores da cidade como forma de ampliar o público, que ainda é um pouco carente, visando até retornos econômicos para as atividades. Como as políticas públicas são poucas e insuficientes, esperamos gerar essa movimentação para encontros entre realizadores que, de outra forma, não trocariam conhecimentos", diz Alisson Severino, um dos organizadores do evento.
A reunião acontece no dia 28 de outubro às 17h30 na Casa Amarela Eusélio Oliveira, entre a Oficina de "Animação Livre" e a Mostra Principal de encerramento.
Mais informações:
Dia Mundial da Animação.

De hoje até 28 de outubro na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591, Benfica).
Gratuito.
Contato: (85) 3366.7771


Nenhum comentário:

Postar um comentário