Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Alunos da rede estadual cobram 32 mil prêmios

Como forma reconhecer os alunos da rede estadual que atingiram pontuação média estabelecida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), o Governo do Estado criou a premiação de um notebook. A bonificação foi instituída pela Lei 14.483, de outubro de 2009, e passou por reformulação, em 2012, por meio da Lei 14.691.

O problema é que, até o momento, 32 mil computadores, referentes aos anos de 2013 e 2014, ainda não foram entregues.
Inconformados, estudantes reclamam da falta de informações por parte da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e cobram a entrega imediata dos computadores. Luiz Felipe Araújo Vieira, 18, que já concluiu o ensino médio e cursa Ciências da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC), não recebeu os dois notebooks que teria direito por atingir boas notas nos exames, em 2013, quando cursava o 2º ano, e em 2014, quando estava no 3º ano. "Descaso". É essa a palavra que usa para definir a forma na qual a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) conduz o processo.
"O fato de o governo nem sequer se pronunciar em relação a essa questão é uma vergonha", acredita. Para acompanhar as informações sobre a entrega, foi criado um grupo no Facebook, que já conta com 4 mil integrantes. Na rede social, reclamam que a data para entrega não foi marcada e que o atraso teria sido ocasionado pela troca de gestão. Enquanto o prêmio não sai, Luiz Felipe, do município de Pacatuba, situado a 25 Km da Capital, continua prejudicado por não ter recebido o equipamento, sobretudo por fazer Ciências da Computação.
"Toda vez que a Seduc se pronuncia é para dizer que a licitação ainda está em andamento, mas até agora, nada de entregarem os notebooks", reclama.
Acesso
Anísio Melo, presidente do Sindicato dos Professores e Servidores do Ceará (Apeoc), destaca que o Sindicato apoia e incentiva todo e qualquer instrumento que estimule o aluno a ter maior compromisso no processo ensino e aprendizagem e que o programa deveria, prioritariamente, garantir a universalização do acesso a instrumentos tecnológicos.
"A partir do momento que o governo lança um projeto de premiação aos estudantes e não o faz, seja por desarticulação com o Ministério da Educação ou por dificuldades dentro do próprio governo, ele cria uma expectativa onde não há um retorno. Não entendemos por que não há uma resposta clara e objetiva sobre isso", destaca.
Sem especificar a data de entrega, a Seduc esclarece que a licitação ocorreu em 6 de julho deste ano e que o processo está em fase de homologação. Mas acrescenta que, por ser um processo que envolve um grande número de equipamentos, os licitantes solicitaram esclarecimentos e outras medidas que ocasionam atrasos. O órgão acrescenta que assim que, quando a entrega estiver marcada, será divulgada em seu site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário