Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Brasil fica em 3º em inclusão financeira

São Paulo O Brasil ficou em terceiro lugar em um ranking de inclusão financeira envolvendo 21 países emergentes, elaborado pelo Centro de Inovação Tecnológica do Instituto Brookings. O País obteve 78 pontos dos 100 possíveis, perdendo apenas para o Quênia (89) e África do Sul (80). O último colocado da lista é a Etiópia, obteve apenas 54 pontos.
Dos quatro pilares analisados pela entidade, a melhor pontuação do Brasil foi em Ambiente regulatório, atingindo 94 pontos, seguido de Compromisso do País com a inclusão (89), Capacidade Móvel (83) e Adoção de Serviços Financeiros (64).
Conta em banco
De acordo com o estudo, 68% dos adultos brasileiros possuem conta em banco, com esse porcentual caindo para 65% entre as pessoas do sexo feminino. "Esforços adicionais para aumentar o acesso e o uso e para ampliar a variedade de serviços financeiros para consumidores de baixa renda são necessários para continuar a trajetória positiva do Brasil", diz o texto.
O relatório aponta que a questão regulatória no Brasil está bem desenvolvida, mas que analistas indicam que a continuidade do crescimento da inclusão financeira pode ser prejudicada por fatores macroeconômicos, a exemplo do alto nível de endividamento das famílias e a queda na atividade econômica.
Pelo celular
O Brookings Institute aponta também que o País possui mais linhas de telefonia móvel do que habitantes, mas que o uso do celular para acessar serviços financeiros ainda é muito baixo. Menos de 1% dos brasileiros usaram o aparelho para pagar contas, ou enviar e receber dinheiro no ano passado.
Definição
O estudo define inclusão financeira como o "acesso e uso de serviços financeiros apropriados, acessíveis e de baixo custo". O Brookings ressalta que o acesso e uso de serviços financeiros formais fornece oportunidades para facilitar a prosperidade dos indivíduos e o desenvolvimento econômico.
Com esse levantamento, o instituto destaca ainda que quase dois bilhões de adultos em todo o mundo não têm conta bancária, ao passo que somente 4% desse contingente dizem não precisar desse tipo de serviço financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário