Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

13º de aposentados: 25% injetados em setembro

Brasília/Fortaleza Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão em setembro a primeira parcela da antecipação do 13º salário. De acordo com o Ministério da Fazenda, a antecipação será dividida em duas vezes, sendo 25% no mês que vem e o mesmo percentual em outubro.
Os 50% restantes serão pagos normalmente em dezembro. Desde 2006, segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), a antecipação era paga em agosto.

Na última sexta-feira, o Ministério da Fazenda havia informado que a proposta de parcelamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados ainda dependia do aval da presidente da República, Dilma Rousseff.
No início da semana, a Receita Federal informou que arrecadação federal teve o pior resultado para o período de janeiro a julho, em cinco anos.
O País arrecadou R$ 712 bilhões nos primeiros sete meses deste ano, montante que representa queda de 2,91%, em relação ao mesmo período de 2014.
O resultado para julho também foi o pior para o mês desde 2010. No mês passado, o país recolheu R$ 104,8 bilhões em receitas, o que representa redução de 3,13%, em relação a julho de 2014.
A queda no montante arrecadado, tanto no acumulado do ano quanto no mês, traz descontada a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A queda na produção industrial foi o principal motivo do recuo da arrecadação nos sete primeiros meses do ano. Antes mesmo da confirmação da mudança no pagamento da primeira parcela do 13º salário, o Sindnapi criticou a medida e entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal.
"Somos contra (o parcelamento), porque, na verdade, a antecipação já é a metade (do valor do 13º). O benefício do aposentado e pensionista não é crediário. O aposentado conta com esse dinheiro", disse o presidente do Sindnapi, Carlos Ortiz.
Situação no Estado
No Ceará, há em torno de 1,4 milhão de beneficiários do INSS. Serão impactados, entretanto, apenas aqueles que têm direito a benefícios previdenciários, e não os assistenciais.
Na última semana, a presidente do núcleo cearense da União dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Unapeb), Mônica Maria da Silva, afirmou que a situação causa revolta e representa uma crueldade com os beneficiários do INSS. "Nunca aconteceu isso. Todo fim de mês de agosto, a parcela era depositada na conta dos aposentados e pensionistas. Agora, devido aos problemas econômicos do País, mais uma vez os aposentados serão prejudicados", comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário