Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 26 de maio de 2015

Nordeste tem 14,8 mi de devedores

Fortaleza/São Paulo. Conforme o Indicador Regional de Inadimplência calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Nordeste brasileiro contabilizou, em abriu, um total de 14,8 bilhões de devedores. O contingente foi o segundo maior do País, atrás apenas da região Sudeste, que encerrou o mês passado com 21,8 milhões de pessoas com pelo menos uma conta com a quitação pendente.

Considerando o crescimento da inadimplência, o Centro-Oeste liderou no País, com crescimento de 3,98% no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o maior ritmo entre todas as regiões do País - a média nacional ficou em 3,39%. Apenas em abril, o Centro-Oeste registrou 95 mil novos consumidores no banco de dados do SPC Brasil e pela CNDL. No quadrimestre, o segundo lugar é ocupado pela região Sul (3,19%), seguida pelas regiões Nordeste (3,07%) e Norte (2,81%). Última da lista, a região Sudeste apresentou crescimento de apenas 2,66% no atraso dos pagamentos.
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os dados refletem a dificuldade do ambiente macroeconômico do País. "A pressão exercida pela aceleração da inflação, o aumento das taxas de juros e a piora dos indicadores econômicos, sobretudo os de renda e emprego, tem impactado a capacidade de pagamento dos brasileiros", analisa Kawauti.
Dívidas de bancos
O dado do indicador regional mostra que quase metade da inadimplência (48,43%) é representada por dívidas com bancos, item que inclui pendências no cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e seguros. O endividamento com as instituições financeiras liderou o levantamento em quatro das cinco regiões. Apenas no Centro-Oeste a situação foi adversa.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/nordeste-tem-14-8-mi-de-devedores-1.1300937

Nenhum comentário:

Postar um comentário