Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ceará deve ter mais de 600 mil inscritos

As inscrições para a edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (25), a partir das 10h, e se estenderão até as 23h59 de 5 de junho, pelo horário oficial de Brasília. No Ceará, a expectativa é que o número de inscritos chegue a mais de 600 mil e supere o do ano passado, quando o Estado registrou 596,5 mil candidatos, sendo 218 mil alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, na Capital e no Interior, da rede estadual de educação.
Os destaques estão para novas medidas que devem reduzir a abstenção e ampliar a segurança durante as provas, marcadas para os dias 24 e 25 de outubro.

Uma das principais inovações é a perda da isenção da taxa de inscrição pelos candidatos que deixarem de comparecer. Quem não realizar as provas nos dois dias ficará impedido de pedir o benefício na edição seguinte do exame. O objetivo é diminuir os índices de abstenção. Além de as pessoas que se declararem carentes, são isentos da taxa os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública. Para os demais, o valor é de R$ 63. O pagamento pode ser efetuado até as 21h59 de 10 de junho. A confirmação será feita pelo site do Enem.
De acordo com as novas regras, menores de 18 anos que não concluirão o ensino médio em 2015 só podem usar os resultados do Enem para fins de autoavaliação. A mudança ocorre porque, nos últimos anos, adolescentes têm conseguido na Justiça o direito de usar o Enem como vestibular antes de terminar o 3º ano, o que é contestado por instituições de ensino.
Outra novidade é a aplicação do Exame, que terá início às 13h30. Os portões nos locais de provas continuarão sendo abertos às 12h e fechados às 13h. O tempo extra de meia hora será utilizado com ações de segurança, para que todos entrem em sala e guardem seus pertences. A duração das provas é de quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.
O professor Miguel Franklin de Castro, pró-reitor de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirma que as alterações não terão grandes impactos. "Só recebemos estudantes com declaração da instituição de ensino que informe que o aluno conclui e aguarda confecção de certificado", ressalta.
A pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professora Marcilia Chagas Barreto, informou que a entidade só adere a uma edição do Enem por ano.
A instituição só irá realizar uma nova edição do processo seletivo em 2016.1. A que ocorre em 2015.2 será do vestibular tradicional.
Fique por dentro
Nota do exame é critério para vaga no Sisu
A nota do Enem é critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
Mais informações
Inscrições devem ser feitas no site do Enem: http://enem.inep.gov.br/
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/ceara-deve-ter-mais-de-600-mil-inscritos-1.1300246

Nenhum comentário:

Postar um comentário