Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Atlas deve recuperar a competitividade do CE

Após 15 anos, o Ceará finalmente voltará a ter uma orientação precisa das direções para onde sopram os ventos favoráveis a investimentos energéticos. Elaborado no ano 2000, o atlas eólico cearense - mapa que fornece informações decisivas na identificação de áreas que podem ser aproveitadas para a instalação de parques geradores de energia eólica - será refeito e dará lugar a um novo documento no prazo de até quatro meses.
A intenção é que, após o lançamento do novo mapeamento de ventos, o Ceará volte a ganhar impulso significativo de investimentos nesse setor, já que vem perdendo espaço em leilões de energia para estados como Bahia e Rio Grande do Norte.

"O atlas anterior era direcionado a torres eólicas de cerca de 50 e 60 metros de altura. Nós vamos fazer um novo atlas voltado para torres de 120 metros, que são as mais comuns hoje", diz o coordenador de Energia e Comunicações da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), Renato Rolim.
Segundo ele, os especialistas que irão elaborar o novo projeto serão contratados no prazo de aproximadamente cinco dias. A elaboração do documento deverá durar de três a quatro meses.
Dotado de grande vocação para a produção de energia eólica, o Ceará teve um aumento de 4,75% nos últimos 12 meses na capacidade instalada, passando de 1.242 MW para 1.302 MW entre março de 2014 e igual mês deste ano, conforme dados prévios da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Ranking
O Estado ficou na segunda posição do ranking nacional, abaixo apenas do Rio Grande do Norte, que registrou 1.909 MW. Entretanto, a expansão nacional da capacidade instalada de energia eólica está em ritmo bem mais acelerado que a cearense. Nesse mesmo período, houve aumento de 113% no Brasil, de 2.758 MW para 5.861 MW.
Nova secretaria
O governo do Estado também promete ter uma postura mais ativa na atração de investimentos em energia eólica, com a criação da Secretaria de Energia e Comunicações, que funcionará de forma adjunta à Seinfra e terá como titular o atual coordenador da área na pasta, Renato Rolim. De acordo com ele, o novo segmento especializado na elaboração e promoção de políticas públicas na área de energias renováveis, petróleo, gás, telecomunicações e mineração irá iniciar suas atividades em cerca de quinze dias.
Rolim informa que a pasta adjunta irá, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), "receber o investidor, saber da importância dos investimentos em termos de geração de empregos, dos impostos, e apoiar os projetos desde o início, nas implementações", sendo priorizadas as energias solar e eólica.
A nova secretaria também pretende trabalhar para a ampliação de linhas e subestações da rede elétrica, de modo que elas acompanhem os investimentos eólicos, dando escoamento à energia gerada por novos parques. Considerando apenas os projetos já contratados, o Ceará chegará ao ano 2018 com 1800 MW de capacidade instalada, segundo aponta.
Feira Internacional
O Executivo estadual é um dos apoiadores da 9º Feira Internacional de Energias Renováveis - All About Energy 2015 -, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento em Energias Renováveis (Ider) e promovida da All About Eventos.
O evento será realizado no período de 10 a 12 de junho de 2015, no Porto do Mucuripe, e contará com a participação de 150 empresas. A expectativa dos organizadores é atrair um público de 15 mil visitantes. A feira terá painéis que irão abordar formas de financiamentos, tributações e incentivos às energias renováveis. Também estarão em debate as perspectivas de oferta e demanda de energia, bem como a renovação de concessões e pendências regulatórias.
Dentre as presenças confirmadas para esta edição do evento, estão o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, e representantes de organizações nacionais e internacionais do setor de energia. Além disso, a All About Energy 2015 também terá uma rodada de negócios destinada à cooperação entre empresas e instituições de pesquisa, com o objetivo de impulsionar o financiamento de estudos na área de energias renováveis.
Murilo Viana
Repórter

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/atlas-deve-recuperar-a-competitividade-do-ce-1.1279101

Nenhum comentário:

Postar um comentário