Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Apenas 32% dos lares utilizam internet no CE

Mais de dois terços do total de domicílios cearenses ainda não tinha acesso à internet em 2013. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados ontem, revelam que apenas 32,1% dos lares no Ceará (855 mil) possuíam o serviço. O levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também mostra que 2,8 milhões de cearenses com 10 anos ou mais de idade tinham se conectado internet naquele ano, ou seja, somente 37,7% do total de pessoas dessa faixa etária no Estado.
Os números referentes ao Ceará estão aquém da realidade nacional. Segundo a Pnad, 48% dos domicílios brasileiros (31,2 milhões) possuíam acesso à internet e 49,4% da população de 10 anos ou mais no País tinham se conectado à Rede em 2013.

 A pesquisa revela proporções semelhantes para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde 47% dos domicílios (535 mil) possuíam acesso à internet e 49,8% da população (1,6 milhões) haviam se conectado.
Tipo de conexão
De acordo com os dados do IBGE, a conexão via celular estava presente em 57% dos domicílios cearenses e 61,1% dos lares da Região Metropolitana de Fortaleza naquele ano. Já o acesso à Rede pelo tablet foi registrada em apenas 14,2% e 15,3% das residências no Estado e da RMF, respectivamente.
O principal meio de conexão ainda são os microcomputadores. No Ceará, 81,2% dos lares se conectavam à internet dessa forma em 2013. Na Região Metropolitana, essa proporção era de 81,3%. A banda larga estava presente em 97,7% dos municípios do Ceará em 2013, segundo dados da Pnad. Isso significa dizer que naquele ano 33,3 mil dos lares ainda utilizavam a conexão discada, ou seja, 3,9% do total.
A fixa era a opção de banda larga em 67,4% dos domicílios no Ceará, situação abaixo da médias nordestina (70,3%) e brasileira (77,1%). Em relação à banda larga móvel, o percentual registrado no Ceará é de 44,9%, frente às médias de 46% no Nordeste e 43,5% no Brasil. Amapá (91%), Roraima (81,9%) e Amazonas (81,8%) estiveram na liderança do ranking dentre os estados com maior número de residências que usam internet por banda larga móvel.
Sinal digital da TV
Os dados do IBGE divulgados ontem ainda mostram que a recepção do sinal digital de televisão aberta estava presente em apenas 18,9% dos domicílios cearenses que possuíam esse tipo de tecnologia.
A taxa é uma das menores do Nordeste, colocando o Ceará atrás de Pernambuco (23,8%), Rio Grande do Norte (25,1%), Paraíba (26,7%) e Sergipe (27,8%). O percentual cearense também é menor que a média nacional (31,2%). O Distrito Federal lidera o ranking dentre os estados com a maior proporção de lares que recebiam o sinal digital aberto, com 49,3%.
Banda larga será oferecida a 95% da população até 2018
Brasília. O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse ontem que sua equipe está finalizando a estratégia que vai garantir, até 2018, internet de banda larga para 95% da população brasileira. Segundo ele, o desafio será garantir a conexão em velocidade média de 25 megabites. Em audiência pública na Câmara, Berzoini disse que atualmente todas as escolas urbanas contam com internet, mas a velocidade baixa acaba limitando o uso do serviço à área administrativa das escolas.
"Para o processo pedagógico, a internet ainda tem pouco utilidade. Uma banda larga para uma escola que possa dar conteúdo digital para o aperfeiçoamento do processo educacional precisa de algo em torno de 50 a 100 megabites para ter funcionalidade", explicou. O ministro brincou com os parlamentares: disse que comanda o ministério "mais importante do País". Explicou que as tecnologias de comunicação são do interesse de todo cidadão e influenciam áreas como as de saúde, educação e transporte. "O Brasil é o quinto maior mercado do mundo e o que mais se desenvolve como produtor e consumidor da tecnologia ."
Ao descrever as tarefas conduzidas pelas secretarias da pasta, o ministro falou sobre os investimentos para ampliação dos serviços 3G e 4G de telefonia celular. Segundo ele, as duas tecnologias mantêm crescimento "vertiginoso" e, por isso, as empresas ainda têm metas a cumprir. "Temos queixas constantes quanto ao serviço. A Anatel tem o papel (de fiscalizar e de aplicar) as multas. Temos buscado formas de fazer com que as multas alavanquem a qualidade do serviço".
Berzoini disse que a Lei das Antenas, em vigor, vai ampliar a qualidade da telefonia no País. A lei facilita a autorização para instalação de antenas nas cidades.
Murilo Viana
Repórter

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/apenas-32-dos-lares-utilizam-internet-no-ce-1.1280003

Nenhum comentário:

Postar um comentário