Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 31 de março de 2015

Operação fiscaliza venda de pescado

Com a aproximação do período de grande procura por frutos do mar, em virtude da Semana Santa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu ênfase, desde o dia 23 de março, à fiscalização de pontos de venda de peixes e crustáceos. A Operação Semana Santa é realizada pela Célula de Vigilância Sanitária (Cevisa) e visa assegurar a qualidade dos frutos do mar comercializados e propõe-se a agir principalmente nos estabelecimentos localizados na periferia da cidade, considerados os locais de maior venda do produto.A fiscalização em supermercados e peixarias ocorrem durante o dia. Já à noite, as ações se concentram nos pontos próximas aos Mercados São Sebastião, de Messejana, do Montese e do Carlito Pamplona.

Médico, veterinário, fiscais, capatazes e motoristas, em um total de 18 profissionais da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis), fazem parte da operação, que conta ainda com o apoio da Polícia Militar para garantir a segurança da equipe. Dentre os fatores observados estão a temperatura do ambiente no qual o produto está conservado, o correto armazenamento, além da comprovação de qualidade da mercadoria, por meio do selo de inspeção.
Caso seja detectada alguma irregularidade, os produtos são recolhidos e levados à câmara de refrigeração da Cevisa. Se a possibilidade de consumo for verificada em testes laboratoriais, o pescado é doado a instituições de caridade cadastradas. Caso contrário, o material é encaminhado ao aterro sanitário.
Conservação
O próprio consumidor pode analisar a boa qualidade do pescado durante a compra. De acordo com o coordenador da equipe de Produtos de Origem Animal e Serviços Veterinários, Marcondes Chavez, se o pescado estiver fresco, deverá estar conservado em gelo e deve-se observar a cor das guelras, consistência da carne, aderência das escamas e cheiro característico. Se estiver congelado, é preciso verificar se está armazenado na temperatura indicada pelo fabricante, além da presença do selo de inspeção. Crustáceos devem ter a carapaça bem aderida, patas firmes e curvatura e cheiros característicos mantidos. Já os bivalvos (moluscos) devem ser vendidos vivos.
É possível ainda denunciar, caso sejam encontradas irregularidades, por meio do telefone 150, de segundas às sextas-feiras, das 8h às 17h.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/operacao-fiscaliza-venda-de-pescado-1.1256627

Nenhum comentário:

Postar um comentário