Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Estudantes reclamam de falha no site do Fies

Escolher uma profissão e dedicar-se ao vestibular são tarefas árduas para os estudantes. Jovens que conseguiram superar essas etapas e entrar numa universidade estão encontrando dificuldades no processo de inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Diversos alunos relatam que o site oficial do programa (http://sisfiesportal.mec.gov.br/) não está no ar ou que não conseguem concluir as etapas de cadastro.
O estudante Alan Jefferson Fernandes conta o seu problema. "Quando entro no site, ou ele está fora do ar ou não consegue concluir os processos. Ontem, não carregava de jeito nenhum, mas hoje, quando consigo terminar a primeira etapa e clico em prosseguir, ele retorna para a página inicial", afirma.

Ainda segundo o acadêmico, que cursa o primeiro semestre de Direito, será muito complicado permanecer sem o benefício. "A faculdade é muito cara, pago mais de R$1.000,00 de mensalidade. O Fies ajudaria bastante nesta despesa, acho indispensável o programa para os alunos que entraram agora na universidade", assegura.
Um site de reclamações na internet acumula mais de 2.758 contestações sobre o serviço. Pessoas de inúmeras partes do Brasil comentam a mesma situação. O problema é recorrente, desde o início do programa, os alunos sofrem com o incômodo.
"Fiz o Fies em 2012, e já naquela época precisei passar noites acordadas esperando que o site carregasse. Consegui fazer minha inscrição de madrugada. Lembro que, no mesmo período, muitos amigos meus não conseguiram concluir o processo e perderam o benefício", diz a estudante Daniella Guimarães.
Novos contratos
As inscrições para os novos contratos abriam na última segunda-feira (23) e ficarão disponíveis até o dia 30 de abril. De acordo com a assessoria de comunicação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), agente operador do programa, as instabilidades acontecem devido ao grande fluxo de conexões, o que ocasiona uma situação muito dinâmica e termina por congestionar o site.
O FNDE também pede aos estudantes mais paciência e sugerem ainda que o acesso do site do Fies seja realizado um pouco mais tarde, para tentar fugir dos horários de pico. O auxílio é um plano do Ministério da Educação (MEC) designado a financiar a graduação superior de estudantes matriculados em instituições particulares.
Podem recorrer os alunos inscritos em cursos que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que possuam renda familiar bruta até 20 salários mínimos, além de ter obtido 450 pontos e não ter zerado a redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ana Beatriz Vieira
Especial para Cidade

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/estudantes-reclamam-de-falha-no-site-do-fies-1.1231136

Nenhum comentário:

Postar um comentário