Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Aperto e mudanças por um 2015 com as contas no azul

Ajustes, apertos e mudanças econômicas parecem ser as palavras-chave para o cenário financeiro de 2015. Por isso, definir as prioridades do ano que vem e planejar, rigorosamente, cada gasto no orçamento, atividades sempre recomendadas para o início do ano, são quase uma regra para não ficar em dificuldades durante os próximos 12 meses.

Para o diretor executivo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Alex Araújo, a situação em que se encerra o ano de 2014, com elevado nível de endividamento e pressão sobre a inflação devido à alta do dólar, torna ainda mais importante o planejamento financeiro pessoal. "Por conta das medidas que o governo deverá adotar para arrumar a situação fiscal e controlar a inflação, o consumidor deve se preparar para um cenário adverso", enfatiza.
Entre essas medidas, Araújo projeta que deve continuar a política de aumento da taxa de juros, fazendo com que o crédito fiquei mais caro. "Se a condição financeira não ficar apertada, prefira o pagamento à vista, porque o desconto compensa, principalmente de IPVA e IPTU", aconselha. Já os recursos como cartão de crédito, financiamento e o cheque especial devem ser evitados ao máximo, acrescenta.
As famílias de renda mais baixa, segundo o especialista, serão mais sensíveis ao novo cenário econômico, mas mesmo aquelas com rendimento mais alto devem evitar contrair dívidas ou fazer investimentos de longo prazo. "Tendo em vista que a economia está passando por ajustes, o mais prudente é não comprometer a renda", explica, complementando que 2015 será o ano do planejamento e da cautela financeira.
Pressão sobre os preços
Para o próximo ano, Araújo destaca que os itens mais suscetíveis às mudanças de preços são os ligados à alimentação e também os eletrônicos e artigos de informática, por dependerem de itens importados. "Teremos surpresas negativas no custo da energia, com reajustes pesados por conta da forma como o sistema funcionou em 2014", acrescenta, referindo-se ao uso da energia térmica, mais cara do que a oriunda das hidrelétricas.
Essas mudanças, explica o diretor executivo da Fecomércio, decorrem de ajustes que começaram este ano. "Por conta disso, esse foi um ano de crescimento muito baixo, mas a gente espera que esses ajustes concluam em 2015", projeta. Com um planejamento financeiro, contudo, por mais simples que seja, é possível minimizar os impactos dessa transição econômica.
O uso da planilha eletrônica é o mais indicado para fazer o controle de gastos mensais e anuais, mas as outras formas de organização também são válidas. "Um listagem simples já é um bom exercício, porque um dos objetivos do orçamento é ter em mento os valores comprometidos e as datas de vencimento", explica Alex Araújo.
Quanto às dívidas sazonais, como o IPVA, IPTU e mesmo a matrícula escolar, o especialista argumenta que ainda é possível usar o tempo restante até o vencimento desses valores para fazer um planejamento dos recursos. "Elas começam em fevereiro, ainda temos o mês de janeiro para fazer uma reserva", diz.
Orientações
Araújo ensina, ainda, quatro dicas fundamentais repassadas pelos especialistas em finanças. A primeira delas, explica, é a elaboração do próprio orçamento, enquanto a segunda envolve o desenvolvimento de um mecanismo de controle rigoroso das despesas. "É entender a natureza dos gastos. Negociar com as empresas de comunicação para conseguir combos de telefone e internet, e avaliar quais despesas podem ser cortadas", ensina.
A terceira regra é fugir do pagamento de juros, e a quarta, conclui, é ter, sempre que possível, uma poupança. "Ajuda nos objetivos financeiros a longo prazo e, principalmente, nos gastos inesperados, como acidentes ou doenças, evitando a desorganização das finanças para cobrir esses gastos", encerra.
Jéssica Colaço
Repórter

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/aperto-e-mudancas-por-um-2015-com-as-contas-no-azul-1.1184816

Nenhum comentário:

Postar um comentário