Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Funceme registra chuvas em 57 municípios cearenses

Fortaleza. Conforme havia previsto a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) continuou a chover no dia de ontem na região Centro-Sul do Estado. As precipitações foram registradas em 57 municípios, de acordo com o levantamento publicado no seu site às 12h55. A maior chuva aconteceu em Aurora, com 101 mm; em Assaré, 64; Lavras da Mangabeira, 60. Já em Juazeiro do Norte, 41 mm.

A Funceme explicou que as chuvas foram ocasionadas pelo fato de as áreas de instabilidade atmosférica terem continuado a atuar no setor norte do Nordeste brasileiro em virtude da presença do sistema Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - banda persistente de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste. Por isso, o Ceará apresentou céu com nebulosidade variável no Sul. Nas demais regiões cearenses, o céu permaneceu parcialmente nublado e claro ao longo do dia.
A previsão da Funceme para hoje é de um dia sem chuvas. "As condições atmosféricas deverão ficar desfavoráveis à ocorrência de precipitações no setor norte do Nordeste brasileiro. Com isso, o Estado deve apresentar céu com poucas nuvens, ao longo do dia, em todas as regiões cearenses", aponta a Funceme.
A passagem da ZCAS trouxe um alento para o sertanejo. Entretanto, o meteorologista da Funceme Leandro Valente ressalta que "as precipitações que estão ocorrendo nesse momento não são um indicativo da qualidade da quadra chuvosa de 2015". A partir da segunda quinzena de dezembro é que a Fundação começa a traçar o quadro em relação ao próximo ano.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/funceme-registra-chuvas-em-57-municipios-cearenses-1.1155653

Nenhum comentário:

Postar um comentário