Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Juízes do TRE querem incluir novos municípios

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiram, ontem, em sessão extraordinária, incluir mais seis municípios cearenses no pedido de reforço das tropas federais para a segurança da votação de domingo próximo. Além de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, o TRE quer que os 2.500 soldados do Exército também garantam o apoio nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Crateús e Aracati.

A presidente do TRE, desembargadora Iracema do Vale já enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o ofício com a formalização do pedido e agora aguarda a autorização. Ela também entrou em contato com o comandante da 10ª Região Militar, general Marco Antônio Freire Gomes, que assegurou não haver problemas para a distribuição dos 2.500 militares do Exército nos municípios solicitados.
Demanda
A inclusão dos seis municípios aconteceu após a coligação Ceará de Todos, do candidato Eunício Oliveira (PMDB), solicitou que fossem incluídas mais 11 cidades na lista de municípios que terão o apoio das tropas federais neste segundo turno. A Procuradoria Geral Eleitoral encaminhou a demanda ao TSE, mas o ministro João Otávio de Noronha pediu que o TRE se manifestasse com urgência sobre a nova solicitação.
Na lista encaminhada ao TSE, a coligação pediu reforço para Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Sobral, Aracati, Crateús, Campos Sales, Itapipoca, Tianguá, Acaraú e Mauriti. Na sessão extraordinária, no entanto, o procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, avaliou como necessário o envio das tropas federais apenas para Juazeiro do Norte e Sobral por entender que os demais municípios não registraram omissão por parte da Polícia Militar no primeiro turno.
Já após a ponderação do desembargador Abelardo Benevides Moraes e dos demais juízes da Corte, por unanimidade, o Pleno decidiu solicitar a inclusão de apenas seis municípios, somando-se aos outros cinco da Região Metropolitana de Fortaleza aprovados anteriormente.
Planejamento
"A Corte, por unanimidade, se manifesta sobre a necessidade de envio de forças federais somente para os municípios de Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Barbalha, Crateús e Aracati, visando garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados", acrescentou o ofício.
Caso o TSE autorize a ampliação, no entanto, um novo planejamento precisará ser feito pelo comando da 10ª Região Militar, já que o número de homens do Exército que virão ao Estado não será alterado, apesar da possível ampliação de municípios atendidos pelas tropas federais.
A princípio, os 2.500 homens seriam subdivididos em 19 zonas eleitorais espalhadas pelos cinco municípios já autorizados anteriormente. Caso os novos locais de votação sejam acrescentados ao mapa de segurança das tropas federais, o general Freire Gomes informou ao TRE que fará o remanejamento de acordo com as demandas de cada área.
Em reunião realizada, na última segunda-feira, na sede do Tribunal Regional Eleitoral para tratar do tema, o comandante da 10ª Região Militar informou que, dos homens previstos para o auxílio no segundo turno, aproximadamente 1.500 já são de Fortaleza.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/politica/juizes-do-tre-querem-incluir-novos-municipios-1.1133102

Nenhum comentário:

Postar um comentário