Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

Governo Municipal realiza oficina com objetivo de erradicar morte materna

A I Oficina de qualificação do Pré-Natal aconteceu na manhã desta quinta-feira, no auditório do IFCE.

A Secretaria de Saúde do Governo Municipal de Aracati realizou nesta quinta-feira (29), a I Oficina de Qualificação do Pré-Natal do Município de Aracati. A oficina aconteceu das 9h30min às 12 horas no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Aracati.


Estiveram presentes a secretária adjunta Ana Alice Falcão, a representante da 7ª Cres, Dra. Jussara Vieira, a coordenadora de Atenção Básica, Dra. Silvana Ferreira, a coordenadora do Centro de Atenção à Saúde Reprodutiva, Janete Pereira de Oliveira, que apresentou a palestra com o fluxograma do Pré-natal em Aracati.

Esteve presentes também o médico especialista em tocoginecologia, professor da faculdade de medicina da Uece, coordenador da Clínica de Obstetrícia do HGF, vice-presidente da Sociedade Cearense de Ginecologia, Dr. Francisco José Costa Eleutério, que falou sobre o tema Pré Natal-Baixo e Alto Risco.

De acordo com Dr. Francisco Eleutério, o encontro teve o objetivo de trocar experiências e ideias sobre o pré-natal. “É uma temática importante, pois ajuda a evitar várias doenças. Todas as grávidas precisam fazer pré-natal, mas infelizmente, não acontece isso, embora o governo oferte 100 % de vagas, apenas 70% fazem o pré-natal”, ressaltou.

O pré-natal são consultas onde a gestante vai interagir com o profissional, para que o médico a conheça e conheça as doenças que ela pode ter. “A mortalidade materna hoje é causada, entre outros fatores, por um pré-natal mau feito. Todas as mães devem fazer, o mais cedo possível e seguro”, revelou Dr. Eleutério dizendo ainda que a principal doença é a pré-eclâmpsia responsável por 25% das mortes maternas no Brasil.

http://www.aracati.ce.gov.br/governo-municipal-realiza-oficina-com-objetivo-de-erradicar-morte-materna/

Nenhum comentário:

Postar um comentário