Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Fortaleza é a única Capital a apresentar queda na taxa de desemprego no mês de abril

Entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Dieese), a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foi a única que apresentou queda na taxa de desemprego no mês de abril, passando de 7,9% para 7,6% em relação à março deste ano.1
Pesquisa de Emprego e Desemprego(PED), divulgada nesta quarta-feira (28), aponta ainda que o índice aumentou em Recife (13,3%) e Belo Horizonte (8,7%), mantendo-se relativamente estável em Porto Alegre (6,1%) e São Paulo (11,6%). Em Salvador (17,7%), não houve variação.

A redução da taxa de desemprego em Fortaleza pode ser explicada pela ampliação dos setores de Serviços (4 mil), Construção(6 mil) e Indústria de Transformação (6 mil) e retração no Comércio e Reparação de Veículos (-13 mil), segundo a pesquisa.
Com relação à posição de ocupação da população da RMF, os dados demonstram que houve um crescimento no contigente de autônomos (6 mil), empregados domésticos (3 mil) e sem carteira de trabalho assinada (8 mil). Em contrapartida, houve diminuição no número de assalariados com carteira (-3 mil). 
Além disso, o total estimado de desempregados em Fortaleza no mês de abril deste ano chegou a 139 mil pessoas, 18 mil a menos do que a apuração realizada no mesmo período do ano passado. Na comparação anual, a taxa de desemprego total também apresenta redução, em 2013 era de 8,8%.
Segundo a pesquisa, o decréscimo no número de desempregados na RMF nos últimos doze meses decorre do aumento do número de oportunidades de trabalhos, 65 mil vagas foram criadas, relacionado ao número de pessoas que passaram a integrar o mercado de trabalho na região, cerca de 47 mil.
Pesquisa aponta rendimento médio de assalariados em fevereiro e março
Os dados do Dieese demonstram que o rendimento médio de ocupados (R$ 1.149) e assalariados (R$ 1.183), em Fortaleza, durante os meses de fevereiro e março deste ano reduziu, o equivalente a -1,2% e -1,4%, respectivamente.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/online/fortaleza-e-a-unica-capital-a-apresentar-queda-na-taxa-de-desemprego-no-mes-de-abril-1.1024846

Nenhum comentário:

Postar um comentário