Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Anac isenta aeroporto de Aracati de iluminar a pista

Concluído em agosto de 2013, e desde então, aberto ao tráfego aéreo, mas operando apenas com aviões monomotores e bimotores, o Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, volta a receber nos dias 5 e 6 de junho próximo, a visita de técnicos da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). O objetivo será vistoriar as alterações realizadas na pista de pouso e decolagem, que foi ampliada de 1.200 metros para 1.800 metros de comprimento, para consequente homologação do aeródromo, para operar com aeronaves de grande porte, - inicialmente, voos charters e depois comerciais.

Ontem, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) deu novo passo nesse sentido. A diretoria da Anac acatou pedido do governo do Estado de isenção temporária, relacionada à iluminação da pista, por 12 meses, devido à ausência de Sistema Visual Indicador de Rampa de Aproximação - PAPI. A isenção de cumprimento do requisito de que trata o parágrafo 154.305(j), do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 154 (RBAC nº 154), foi assinado pelo diretor presidente da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, mas só deverá ser publicada no Diário Oficial da União (DOU), posteriormente, juntamente com a homologação das alterações da pista.
Pista pronta
Questionada sobre quando o aeródromo estará homologado para operar grande aviões a jato, a Anac respondeu que "a pista do aeroporto de Aracati (CE) está em condições normais e aberta ao tráfego aéreo".
Mas acrescentou, "somando a homologação das alterações na pista, quando finalizada, e a isenção (da iluminação), o aeroporto terá capacidade para receber aeronaves a jato e de maior porte. Segundo o titular da Setur, Bismarck Maia, a pista do aeroporto já está pronta. Nos últimos meses, a pista recebeu frisagem para aumentar o atrito durante pousos e decolagens, mais uma exigência da Anac, para liberar o uso comercial do equipamento.
De acordo com ele, uma licitação será feita, posteriormente, para aquisição e instalação da iluminação da pista. "Temos um ano para isso. A partir de agora, é retomar a construção de parcerias para trazer voos regulares", afirmou o secretário.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/anac-isenta-aeroporto-de-aracati-de-iluminar-a-pista-1.1025028

Nenhum comentário:

Postar um comentário