Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

A importância de doar sangue e medula óssea

Você sabia que uma doação de sangue pode salvar quatro vidas? Isso mesmo. O sangue de um único indivíduo, depois de processado, avaliado e distribuído pode ser útil para quatro pessoas. Hoje, Fortaleza possui em média cinco mil doações de sangue por mês e a população cearense tem 1,2% de doadores. Os números parecem bons à primeira vista, mas logo se percebe a real situação ao saber que para a OMS o ideal é que 3% a 5% da população doasse sangue.

Segundo Nagela Lima, assistente social e coordenadora de captação de doadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), seria necessário no mínimo seis mil doações por mês.
Violência x sangue
São inúmeros os aspectos que refletem na doação de sangue, desde contextos sócioeconômicos a culturais. "A violência é um dos fatores que tem aumentado essa necessidade de doações. As transfusões aumentam e o número de doações não cresce com o mesmo ritmo", explica Nagela Lima.
Outra questão é a preocupação em doar e aumentar os estoques apenas em feriados. Daí a queda nos estoques dos bancos de sangue em meses como maio por exemplo. "Alguns finais de semana necessitam tanto quanto os feriados, o que influencia na necessidade de bancos de sangue. A população tem que entender que a doação é vital em todos os meses do ano", reforça.
Dentre os requisitos para dor é preciso estar saudável, ter entre 16 a 69 anos e pesar mais que 50 quilos. Antes da coleta, alimentar-se bem é vital e evitar alimentos gordurosos. Portar documento oficial com foto e, aos jovens que ainda não completaram 18 anos, faz-se necessária a autorização do responsável legal em modelo fornecido pelo Hemoce ou pelo site.
Pré-triagem
Após a realização de cadastro no sistema, a próxima etapa do processo de doação de sangue é a pré-triagem. Nela, serão verificadas pressão, temperatura, peso e taxa de ferro por meio do teste de hemoglobina (similar ao de glicemia). "O Hemoce não faz nenhum teste de glicemia", orienta.
A etapa da pré-triagem também inclui uma clínica, que é sigilosa, composta de 60 perguntas sobre a vida sexual e pessoal do doador. "Esse é um momento importante em que será avaliado se a pessoa pode ou não doar. É nessa etapa que dizemos que a honestidade salva vidas, porque ela será essencial para a aprovação do sangue", esclarece Nagela Lima.
Não aptos a doar
Diabéticos, hipertensos que ingerem determinados medicamentos, grávidas, lactantes, recém-vacinados, entre outros não são permitidos doar ou precisam de um intervalo de meses para fazê-lo. Caso aprovado, um lanche será servido apenas para garantir o nível de glicose e a hidratação, já que pressupõe-se que o indivíduo estará alimentado antes mesmo de chegar ao posto de coleta. O material é descartável e seguro.
Limite de cada um
São colhidos 450 mililitros de sangue, o equivalente a 10% do total que se tem no organismo. O procedimento dura cerca de 40 minutos, mas a coleta apenas 10. Não há nenhum prejuízo ao doador. Significa apenas um limite no número de doações.
As mulheres devem doar em intervalos de 91 dias (três meses, e no máximo três vezes/ano). Já os homens, 61 dias, 2 meses, no máximo quatro vezes/ano. O objetivo é garantir a segurança do doador.
"Não é raro ouvir alguém que acabou de doar dizer, impressionado, que é muito simples e rápido. E é mesmo. O mais difícil é quebrar as barreiras do desconhecido. Muitos não sabem como é e acham que vicia, engrossa ou afina o sangue, que vai engordar ou que vai emagrecer, puro desconhecimento. A doação não causará nenhum efeito. É um ato de amor ao próximo sem olhar a quem. Pode ser um idoso, um bebê, qualquer pessoa que precisa daquele sangue", diz.
Cadastro para doação de medula óssea no Brasil
Assim como a de sangue, a doação de medula óssea é vital. O doador de medula óssea inicialmente é procurado entre os irmãos do paciente, porém, a chance de encontrá-lo é de apenas 25%. Nos pais, a possibilidade é muito baixa em relação aos outros membros da família. Por isso, quando não é encontrado doador entre os irmãos, recorre-se a busca no Redome.
Este banco é um cadastro dos candidatos a doadores de medula óssea tanto no Brasil, quanto no mundo. Apesar de as chances serem de um para cada 100 mil medulas ósseas compatíveis no Brasil e uma para cada um milhão, fora dele, quanto maior o número de pessoas que se cadastrar para a doação, maior será a possibilidade de se encontrar um doador para o paciente que necessita do transplante.
Procedimento seguro
É grande o desconhecimento em torno do procedimento, a começar pela definição do material a ser doado, já que alguns confundem medula óssea com medula espinhal. O fato é que a doação da medula espinhal não existe. Afinal, ela está relacionada ao sistema nervoso, enquanto a óssea é formada por tecidos que produzem sangue e, consequentemente, plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos. Na linguagem popular, Dr. Franklin José Cândido Santos, diretor de Hemoterapia do Hemoce, descreve que a medula óssea "é conhecida como tutano do osso".
Ao pensar em ser um doador de medula óssea, nem sempre a pessoa irá chegar a doar realmente. Primeiro será feito um cadastro para a doação. O indivíduo passará por uma triagem por meio de uma pequena amostra de sangue para detectar a tipagem genética da medula. Caso algum paciente necessite e tenha a medula óssea compatível, será solicitado ao candidato a doar. "Isso pode ocorrer em meses, anos, ou mesmo nunca acontecer. E mesmo com o cadastro, o doador não é obrigado a fazê-lo. Esse sistema é uma possibilidade de doação", destaca.
A coleta se dá, na maioria das vezes, pelo sangue. "A pessoa é conectada a uma máquina de aférese, que separa as células jovens da medula óssea em uma bolsa determinada e devolve o restante do sangue ao doador". Em certos casos, a medula óssea pode ser coletada diretamente do osso da bacia do doador.
O procedimento é seguro, apesar de não ser isento de risco. Dura cerca de quatro horas, quando realizado por aferese, e a quantidade doada dependerá do peso do doador e do paciente que necessita da doação.
Vicky Nóbrega
Especial para o Vida

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/a-importancia-de-doar-sangue-e-medula-ossea-1.1017328

Nenhum comentário:

Postar um comentário