Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

Pescadores da Quixaba venceram nas duas categorias

Como parte das comemorações do aniversário de 102 anos da Praia da Quixaba, a Associação dos Pecadores e Pescadoras da Quixaba e Adjacências realizou em parceria com o Governo Municipal de Aracati, através das Secretarias de Cultura e Turismo, e de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca, e com apoio do Sistema Verdes, a II Regata de Jangadas e Paquetes da Quixaba.

Em um domingo (20/04), de sol escaldante, milhares de pessoas se aglomeram na areia da Praia de Quixaba e se protegeram em alguns momento nas barracas que se preparam para receber esse fluxo de visitantes.


Os pescadores foram ao mar na disputa da Regata, que se dividiu em duas categorias: Jangadas e Paquetes.

A Praia de Quixaba, vem se organizando para destacar a vila como mais uma boa opção de destino turístico em Aracati, que já conta hoje com Canoa Quebrada e Majorlândia entre as praias mais frequentadas. A estratégia usada pelos moradores é buscar apoio do poder público e da iniciativa privada para realizar eventos no local.

Na programação de aniversário da localidade o sábado foi marcado por um show em praça pública com bandas locais e a tradicional queima do judas (Luau da Quixaba). Ontem (20/04), os visitantes lotaram a praia para acompanhar a 2ª Regata de botes e Paquetes.



Segundo o organizador do evento, Odilon Falcão, o público presente ficou dentro do estimado, entre oito e dez mil pessoas somente na praia, no dia da regata. O calor e o forte sol não impediram o público de acompanhar de perto a competição, que foi realizada em duas categorias.



Na primeira largada 20 botes foram lançados ao mar às 11 horas. Com cerca de uma hora de duração de prova a embarcação Rei Davi ganhou o primeiro lugar. Na segunda largada, sete jangadas competiam na disputa e quem levou a melhor foi a embarcação Andorinha. Receberam premiação em dinheiro e troféus os vencedores do primeiro ao quinto lugar.



O secretário de cultura e turismo, Thiago Sales, o secretário de desenvolvimento, agricultura e pesca, Magela Silva e o secretário de infraestrutura, Enéas Porto, prestigiaram o evento. Que também contou com apoio estratégico da Marinha do Brasil, via Capitania dos Portos de Aracati, Policia Militar, Guarda Municipal e animação da Banda Aramusic.

A diretora de célula da Secretaria de Pesca do Estado do Ceará, Djacira Gondim, também prestigiou a Regata.
Hoje (21/04), dia do aniversário de Quixaba, os moradores irão à Praça Principal da vila de pescadores para cantar o parabéns e degustar o bolo de aniversário, ás 19h.

Classificação Final da Regata

Jangadas:

Embarcação/Mestre/Praia



1º – Andorinha / João José / Quixaba

2º – José Albano / José / Barra de Sucatnga (Beberibe)

3º – Free Willy / Francisco / Quixaba

4º – Pinguim / Wellington / Quixaba

5º – Iane / Fransquim / Quixaba



Paquetes

1º – Rei Davi / Pinduca / Quixaba

2º Lucas / Enésio / Quixaba

3º Princesa / Boião / Retiro Grande (Icapuí)

4º – Pardal / Marcelo / Retirinho

5º Encrenca / Nenzinho / Quixaba


http://www.aracati.ce.gov.br/pescadores-da-quixaba-venceram-na-duas-categorias/


Nenhum comentário:

Postar um comentário