Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Parceria para administrar aeroportos em estudo

O governo do Estado está planejando licitar a administração dos aeroportos regionais de Aracati, Jericoacoara e Sobral para uma empresa privada ainda este ano, segundo afirmou ontem a secretária executiva de Turismo do Ceará, Izolda Rocha.

Ela contou que a realização da concessão está a cargo do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), atual administrador dos terminais aeroviárias cearenses, enquanto a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-CE) está articulando conexões com capitais nordestinas vizinhas.


A ideia vem desde o ano passado e os estados vizinhos têm interesse nisto porque o Nordeste está em um momento bom, trazendo, inclusive, um voo direto de Buenos Aires para Fortaleza, afirmou Izolda durante a apresentação deste voo internacional para a imprensa e autoridades da Argentina, ontem.

Ela contou ainda que o objetivo inicial da Setur é que os aeroportos regionais funcionem de forma semelhante ao de Juazeiro do Norte, administrado pela Infraero, ou seja, possuam frequência de trechos para dentro e fora do Ceará. Para isso, a secretária executiva disse acreditar na necessidade de uma empresa especializada, que poderá focar neste objetivo.

Contatos

Izolda informou, ainda, dos contatos da Setur com a Comissão Integrada de Turismo no Nordeste (CIT-NE) - órgão que congrega as pastas de Turismo da região. "A CIT tem tratado desse assunto, mas ele ainda está em desenvolvimento no âmbito da Setur", explicou o secretário Bismarck Maia.

Caso se concretize, a licitação dará espaço a uma parceria de concessão para a administração dos aeroportos.

Cargas também são alvo

Dentre os nordestinos mais próximos, Izolda Rocha adiantou que os contatos com Maranhão e Piauí são os mais visados por terem no aeroporto de Jericoacoara uma boa possibilidade de conexão. Além do estímulo ao fluxo de turistas vindos de outros estados ou países, Izolda apontou para outra oportunidade de negócios com a consolidação da aviação regional no Ceará: o transporte de cargas.

De acordo com ela, o aeroporto de Jericoacoara "foi pensado para atender o Nordeste" e potencializaria o envio de remessas de flores produzidas próximas àquela região do Estado.

Já os demais são apontados como possíveis pontos de envio de frutas frescas - artigo em que os cearenses têm reconhecimento devido à produção de melão.

Matriz avançada

"Aracati, dentre os três, é o que possui uma matriz mais avançada", destacou Izolda mencionando a infraestrutura já instalada no aeroporto, como o hangar de cargas da TAM. (AOL)

Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário