Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 30 de março de 2014

XII Regata de Jangadas e Paquetes da Praia de Retirinho

O Governo Municipal de Aracati através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura realizará em parceria com a comunidade do Retirinho, à XII Regata de Jangadas e Paquetes da Praia de Retirinho. A ideia principal é evidenciar a relação entre o homem e o mar e ainda manter viva a cultura da atividade de jangada, onde o homem utiliza seu barco para obter seu sustento buscando uma melhor qualidade de vida para sua família, configurando-se assim, a sustentabilidade socioambiental e valorização de uma cultura local ecologicamente correta.
É um dia festivo para pescadores, patrocinadores e a população em geral, visto que é oferecido um espetáculo, onde a natureza é o cenário principal.


O turismo é uma das atividades mais significativas para o desenvolvimento econômico e cultural de uma região. Pensando nesse desenvolvimento o Governo Municipal de Aracati através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura realizará em parceria com a comunidade do Retirinho á XII Regata de Jangadas e Paquetes da Praia de Retirinho, com o intuito de promover a integração entre os pescadores e desenvolver o potencial turístico da região.

OBJETIVOS

- Estimular o desenvolvimento turístico, cultural, econômico e social da Praia do Retirinho;
- Divulgar e fomentar o turismo da região, com ênfase na tradição pesqueira;
- Proporcionar a integração social da comunidade, pescadores, visitantes e parceiros;
- Fomentar a economia local.

JUSTIFICATIVA

A Pesca, de um modo geral, vem passando ao longo dos anos por inúmeras transformações por conta do desenvolvimento tecnológico, aumento populacional e por mudanças ambientais! Naturalmente, o conhecimento tradicional vem perdendo espaço por conta destas transformações sociais. Visando promover o resgate de elementos da cultura tradicional e dos conhecimentos envolvidos nas atividades da pesca, está sendo desenvolvido o projeto da “XII REGATA DE JANGADAS E PAQUETES DA COMUNIDADE DO RTIRINHO”, conhecimento tradicional e desenvolvimento de atividades de extensão relacionados á pesca e embarcações artesanais na Praia de Retirinho em Aracati, situado no Litoral Leste do Ceará. Devido à vocação turística do local e a já tradicional festa das regatas com embarcações existentes, será realizada a regata de Jangadas e Paquetes a vela da Praia de Retirinho, onde estima-se a participação de 65 (sessenta e cinco) embarcações em suas duas categorias, divididas em Jangadas e Paquetes, grandes e pequenas respectivamente.

Retirinho

A Comunidade da Praia de Retirinho situa-se a vinte e sete (27km) quilômetros do Município de Aracati, pertence ao distrito sede, com uma área de três quilômetros de litoral, a praia é muito apreciada pelas suas belezas naturais e tem uma vocação turísticas ainda não muito exploração.
Com uma população de aproximadamente 500 pessoas, entre adultos, jovens e crianças, a principal fonte de renda para o sustento é a pesca artesanal, com Jangadas e Paquetes a vela (embarcações artesanais).

http://www.aracati.ce.gov.br/xii-regata-de-jangadas-e-paquetes-da-praia-de-retirinho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário